10 livros essenciais para aprender sobre saúde física e mental

Izabelli Pincelli

Produtora de Conteúdos

Como dizia o poeta francês Victor Hugo: “O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come”. Além da leitura enriquecer o nosso conhecimento, também traz diversos benefícios ao nosso corpo e mente. É por isso que escolhemos 10 obras para os nossos leitores acrescentarem na sua biblioteca. Sabemos que ler sobre saúde pode ser exaustivo para alguns, mas não se preocupe! Selecionámos gostos para todos os tipos, desde leituras mais profissionais até às mais leves.

Este Livro Pode Salvar a sua Vida

Graham Lawton

Todos sabemos o impacto da alimentação nas nossas vidas, até porque, como diz a expressão, “nós somos o que comemos”. Porém, na correria do dia-a-dia, às vezes não paramos para pensar sobre o que ingerimos e, muitas vezes, não sabemos os impactos até surgirem problemas mais sérios. Graham Lawton, colunista na revista New Scientist, junta milhares de estudos sobre alimentação e bem-estar e embarca numa viagem extensa e completa para apresentar das verdades do stress até às gorduras saturadas, do jejum até ao consumo excessivo de comida, do veganismo às vitaminas e diversos outros mitos e verdades dos alimentos, nutrientes e fibras que consumimos diariamente.

Disponível para compra em: Bertrand, Wook, FNAC

S.O.S. Memória

Dr. Daniel G. Amen

A perda de memória começa a acontecer no nosso cérebro anos antes da manifestação dos primeiros sintomas. Neste livro, o Dr. Daniel G. Amen, especialista em saúde cerebral e autor de diversos bestsellers, apresenta técnicas para evitar que a mesma aconteça e até mesmo formas para recuperar memórias perdidas.

Disponível para compra em: Bertrand, Wook, FNAC

RESPIRA: A nova ciência de uma Arte Perdida

James Nestor

Não importa quanto exercício físico praticamos ou quantas dietas fazemos ao longo do ano, para equilibrar o nosso bem-estar, é necessário sabermos respirar. Apesar de parecer simples, muitos de nós não respiramos corretamente e, devido a isso, desenvolvemos graves problemas. O jornalista James Nestor juntou milhares de anos de textos médicos e estudos recentes nas áreas de psicologia, pneumologia, bioquímica e fisiologia humana para apresentar os benefícios de inspirar e expirar corretamente. Entre estes, destacam-se o rejuvenescimento dos órgãos internos, a interrupção do ronco, asma, doenças autoimunes e centenas de outros.

Disponível para compra em: Bertrand, FNAC, Wook

O Homem que Confundiu a Mulher com um Chapéu

Oliver Sacks

Neste livro, publicado em 1985, o neurologista Oliver Sacks descreve alguns dos casos dos seus pacientes que sofriam de distúrbios neurológicos e as dificuldades sofridas para se adaptarem à realidade enquanto viviam imersos em sonhos e alucinações. O neurologista também foca na vida pessoal dos seus pacientes, que são, muitas vezes, vítimas de preconceitos e de ataques verbais, e nos talentos brilhantes que estes possuem desde artistas a matemáticos.

Disponível para compra em: Bertrand, FNAC, Wook

Como Não Morrer

Michael Greger

Michael Greger é médico e fundador do Nutrion Facts, um website responsável por partilhar estudos e textos de especialistas sobre o impacto dos alimentos no nosso corpo e na prevenção de doenças graves. Neste livro, o Dr. Greger escolhe 15 doenças mortais (incluindo as cardiovasculares, o cancro e a diabetes) para as explicar e ensinar como as prevenir e até mesmo como as curar através de uma alimentação ideal e cientificamente comprovada.

Disponível para compra em: Bertrand, FNAC, Wook

Diabetes: O que posso comer?

Estevão Pape e Edite Nascimento

Preocupamo-nos diariamente com o que é ingerido no nosso organismo e, quando se é diabético, essa preocupação quadruplica. Além disso, o tratamento com medicamentos não é suficiente quando a alimentação não é correta. Neste livro, Estevão Pape e Edite Nascimento apresentam os alimentos essenciais para incluir na dieta de um diabético e não deixam de tratar de temas como a ingestão de álcool, a atividade física e a gravidez.

Disponível para compra em: Bertrand, FNAC, Wook

Cozinha Vegetariana à Portuguesa

Gabriela Oliveira

Quem disse que não podemos fazer um bom prato à portuguesa sem carne ou peixe? Neste livro, Gabriela Oliveira apresenta mais de 70 receitas portuguesas na versão vegetariana, incluindo clássicos como a francesinha, o cozido à portuguesa, as pataniscas, os croquetes e muito mais.

Disponível para compra em: Bertrand, FNAC, Wook

Para os que preferem ficção (com uma pitada de realidade) …

Tudo, Tudo… E nós

Madeline Whittier é uma rapariga de 18 anos que sofre de um tipo de imunodeficiência combinada grave, isto é, uma doença rara que a impede de sair de casa e de ter contacto com o mundo exterior. Apesar disto, Maddy vive uma vida amena e só tem contacto com a mãe e a sua enfermeira. Porém, tudo muda quando um jovem chamado Olly se muda para a casa ao lado e desperta o interesse de Maddy, que começa a ansiar por uma nova conexão e acesso ao mundo lá fora, mesmo que isto signifique uma deterioração da sua saúde. O livro foi adaptado para uma obra cinematográfica com o mesmo nome.

Disponível para compra em: Bertrand, FNAC, Wook

Juntando os Pedaços

Jennifer Niver

Segue a história de dois adolescentes, Libby e Jack. Enquanto Libby lida com a perda da mãe e tenta apoiar o seu pai, também de luto, Jack sofre, em segredo, de uma doença neurológica que o impede de reconhecer rostos. Apesar de ser extrovertido na escola e de sempre divertir os colegas, não se aproxima de ninguém e não cria relações. Até que um dia os caminhos de Jack e Libby se cruzam e, apesar de se sentirem enraivecidos com a vida, juntos conseguem criar uma relação que muda o mundo de ambos.

Disponível para compra em: FNAC, Wook (versão em inglês)

Meu Coração e Outros Buracos Negros

Jasmine Warga

Um intenso livro sobre saúde mental e suicídio. Segue a história de Aysel, uma jovem que sofre de problemas em casa e no colégio; a mãe não consegue olhá-la sem amargura, o pai é autor do crime mais falado da cidade e na escola, os colegas sussurram pelas suas costas. Por causa disso, Aysel planeia frequentemente a sua morte. Mas há um problema: não consegue executá-la sozinha. Até que um dia conhece Roman num website para encontrar “parceiros de suicídio” e os dois começam a criar uma relação que abala as escolhas de Aysel. A jovem começa a perceber que o seu coração ainda anseia pela vida e vê-se confrontada com o desafio de lutar pela sua vida e a de Roman.

Disponível para compra em: FNAC, Bertrand (versão em inglês), Wook (versão em inglês)

BÓNUS

Já para os que preferem leituras mais curtas, recomendamos The Friend: Love Is Not a Big Enough Word, um testemunho do jornalista Matthew Teague publicado na revista americana Esquire. Nicole Teague, a sua mulher, foi diagnosticada com cancro terminal e recebeu uma indicação de que tinha apenas seis meses de vida. O testemunho mergulha na difícil trajetória de ambos, ao mesmo tempo que recebem o apoio do melhor amigo, Dane Faucheux, que deixa a sua vida de lado e decide mudar-se para a casa deles, de forma a ajudar a cuidar de Nicole e das duas filhas do casal. O testemunho foi adaptado numa longa-metragem nomeada como ‘O Amigo de Sempre’.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.