12 desejos, 12 benefícios das passas para a sua saúde

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Há quem prefiro gomas, amêndoas, cajus ou outros sucedâneos, mas fim de ano que é fim de ano não dispensa as passas para, à meia noite, pedirmos os desejos ao som das 12 badaladas. A uva passa é, pois, o grande protagonista do revéillon e, por isso, fomos perceber qual o impacto daquelas 12 passas para a nossa saúde.

Há quem acredite que o ano que aí vem não vai correr tão bem se não houver passas para o momento solene. Superstições são superstições e cada um tem as suas. Portanto, quem somos nós para demovê-lo disso. Damos-lhe apenas a informação de que as uvas passas têm importantes benefícios para a sua saúde. Mas os diabéticos devem ter a noção que por 100 gramas de passas estão ali 67 gramas de hidratos de carbono, ou seja, muita frutose capaz de criar um pouco desejável pico glicémico. No entanto, tenha calma: uma dose de 12 passas são apenas 19,5 calorias e 5 gramas de hidratos/açúcares. Ou seja, se a passa não é um alimento aconselhável para diabéticos, não é por aquelas 12 que virá mal ao mundo.

Composição nutricional

Calorias: 265

Água: 20,1 g                                  

Proteínas: 1,8 g

Gordura: 0,7 g

Hidratos de carbono: 67 g

Fibras: 6,1 g

Vitamina A: 2 ug (microgramas)

Vitamina B6: 0,25 mg

Vitamina C: 1 mg

Cálcio: 49 mg

Magnésio: 43 mg

Ferro: 2,4 mg

12 benefícios das passas

Garantimos-lhe que as seguintes vantagens não durarão apenas um mês e sim o ano todo. No entanto, o consumo deve ser moderado, podendo engordar ou dar problemas de diarreia, quando comido em excesso.

Vamos lá aos desejos: “Este ano, espero…”

  1. Combater os radicais livres

Já falámos desse grupo de substâncias que nada têm a ver com o ativismo, mas de que forma é que as passas lutam contra eles? A grande quantidade de antioxidantes, entre os quais os flavonóides, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e outras doenças degenerativas, como o Alzheimer.

  1. Regular o intestino

As passas são uma grande fonte de fibra, levando à melhoria da digestão e ao combate de diversas bactérias existentes no estômago. Além disso, também poderá diminuir o risco do cancro colorretal.

  1. Fortalecer os meus ossos

As passas são ricas em cálcio, um nutriente que ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir a osteoporose. Além disso, também têm um papel fundamental na saúde oral, visto evitarem o surgimento de cáries e gengivites, devido ao ácido oleanólico. Este componente é responsável por combater as bactérias nocivas aos nossos dentes.

  1. Reduzir o colesterol

As fibras existentes nas passas são responsáveis por reduzir os níveis de “mau” colesterol (LDL) e de facilitar a circulação do sangue.

  1. Diminuir as doenças cardiovasculares

As passas conseguem diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diminuindo a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue. Além disso, por serem uma grande fonte de potássio, que também reduz as probabilidades de ter um enfarte ou outras doenças.

  1.  Ter uma fonte de energia

Os hidratos de carbono presentes nas passas garantem um aumento de energia, melhorando o desempenho físico e cognitivo.

  1. Reduzir a acidez corporal

O potássio e o magnésio são os principais responsáveis por reduzir os problemas de acidez, prevenindo as cãibras diversas doenças, como pedras nos rins e a artrite.

  1. Combater a anemia

O ferro e a vitamina B12 ajudam na produção de glóbulos vermelhos, combatendo a anemia e evitando os sintomas característicos da doença, como o cansaço, as enxaquecas e outros.

  1. Desenvolver o estímulo sexual

As passas contém um aminoácido nomeado de arginina, que ajuda a aumentar o desejo sexual. É aconselhado, também, a homens com disfunção erétil.

Além disso, é responsável por ajudar a tratar a infertilidade, aumentando a produção de esperma.

  1.  Melhorar a visão

A vitamina A e os betacarotenos estão diretamente relacionados com o aumento da visão, visto serem fortes combatentes dos radicais livres.

  1. Aumentar a imunidade

As passas são ricas em cálcio, ferro e vitamina C, que são três nutrientes essenciais para o aumento da imunidade e combate de infeções.

  1.  Hidratar a pele e o cabelo

Em sequência do combate dos radicais livres, as passas previnem as células de se destruírem com maior rapidez, evitando as rugas e a flacidez da pele.

Já no cabelo, as passas impedem a queda de cabelo, mantendo-o sempre hidratado e ajudando a um crescimento mais rápido.  

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