7 lanches saudáveis e saborosos para as crianças. Saiba o que incluir e evitar

Diana Rosa

Jornalista

Um leite achocolatado e um donuts. Uma sandes de chourição e um refrigerante. Uma merenda mista e um sumo. Sim, sabemos que é prático e barato, porque as marcas brancas das grandes superfícies vendem estes produtos por atacado. Mas quando envia um lanche destes para o meio da manhã ou meio da tarde do seu filho, está a dar-lhe quilos de açúcar e de gorduras processadas. Agora, multiplique isto por todos os dias do mês…

Não é fácil preparar lanches para as crianças que sejam completos, nutritivos e diversificados. O caminho mais rápido normalmente é enfiar-lhes um leite com chocolate e um folhado misto na mochila, mas as crianças precisam de energia, foco e atenção, e esses não são de todo as melhores opções para eles comerem entre as refeições. Aquilo que os seus filhos comem a meio da manhã e a meio da tarde pode ser determinante para o rendimento deles, assim como para o seu peso e a sua saúde.

Alimentos a incluir

Os miúdos mexem-se muito, correm, brincam, estudam, e não precisam de se preocupar em contar calorias. Mas nós precisamos de nos preocupar em fornecer-lhes refeições equilibradas.

A fruta deve estar sempre presente, assim como os hidratos de carbono de absorção lenta. Evite alimentos refinados e prefira os integrais, como o caso do pão escuro e/ou com sementes. Já os frutos secos também são uma excelente opção para compor o lanche, nomeadamente nozes, amêndoas, avelãs, sementes de abóbora, uma vez que são uma fonte rica em ácidos gordos, ácido fólico e vitaminas. Ainda quanto à fruta, deve colocá-la inteira e bem lavada, uma vez que se for partida vai oxidar rapidamente. Prefira frutos sazonais para que o seu filho receba todos os nutrientes necessários. A cenoura também é uma excelente escolha para acompanhar as crianças, representando o reino dos hortícolas e fornecendo um monte de vitaminas, nomeadamente vitamina C.

Não se esqueça da água. É essencial que as crianças se vão hidratando ao longo do dia.

Alimentos a evitar

Não tome por opção os fritos e salgados, como croquetes, batatas fritas, rissóis, folhados de salsicha ou merendas mistas, pães brancos ou brioche, refrigerantes, bolos, bolachas e biscoitos.

Deixamos-lhe sete ideias nutricionalmente corretas e acessíveis a toda a gente. Ande com as setas para a frente.

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