Cantor Carlos Alberto Moniz apela à ajuda à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
Nove razões para fazer exercício

Está na altura de se deixar de desculpas. Sim, tem uma vida muito ocupada. É o trabalho no escritório, que não lhe dá descanso. São os filhos em idade exigente, a pedir a sua atenção a todo o momento. Tudo verdade, mas não se esqueça que já não tem 20 anos. A prática de atividade física é fundamental para se manter apto/a física e psicologicamente, melhorar a sua condição e evitar dores de cabeça mais tarde. Aqui lhe deixamos 9 razões para o/a convencer a mexer-se. Pela sua saúde.
1. Prevenir doenças
São muitas vantagens diretas para a saúde da prática de exercício físico. Mas a diminuição do risco de doenças cardiovasculares é talvez a mais importante de todas. Com o corpo em atividade, o organismo produz HDL (lipoproteína de alta densidade), mais conhecida por “bom colesterol”. O exercício físico é ainda responsável pela redução do “mau colesterol” e dos triglicéridos no sangue. A fluidez sanguínea reduz o risco de doenças do coração, previne o Acidente Vascular Cerebral e a nossa bem conhecida Diabetes Tipo 2.
2. Controlar a tensão arterial
Não precisa de ser uma maratona ou a escalada do Evareste. Basta a prática regular de atividades simples, como corrida, caminhada, ciclismo ou natação. Os médicos dizem que os exercícios aeróbicos (aqueles que utilizam o oxigénio para produzir energia muscular) são os mais indicados para aumentar a resistência do coração e para controlar a tensão arterial.
3. Aumentar a força muscular
Não, não é preciso passar horas a malhar no ginásio para ter músculos mais definidos. A prática contínua e duradoura de exercício contribui para o fortalecimento e tonificação dos músculos.
4. Melhorar a qualidade do sono
As pessoas que praticam atividade física adormecem mais rapidamente e dormem melhor, descansando de forma mais visível durante a noite. Está provado: mesmo que durma as mesmas horas do que uma sedentária, uma pessoa ativa dorme melhor e de forma mais profunda e relaxante.
5. Controlar o peso
Não há volta a dar. Um homem ou uma mulher que pratique atividade física regular reduz gordura corporal, combate de forma mais eficaz o excesso de peso, previne a obesidade e a diabetes. A corrida ou a caminhada são excelentes opções.
6. Melhorar a respiração
A respiração no exercício físico é fundamental. Mas ele também é fundamental para o fortalecimento da respiração. A técnica é uma e muito simples: inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Ao fortalecer o sistema respiratório, diminui os riscos de contraria bronquite, asma e outras doenças respiratórias.
7. Aumentar o bem-estar e sensação de felicidade
Já ouviu falar da dopamina e da serotonina? Pois, claro que já. São substâncias químicas libertadas pelo corpo durante a prática de exercício físico. Elas são responsáveis pela promoção do prazer e do bem-estar, ajudando a controlar melhor as suas emoções. O seu humor vai melhorar. Por isso é que os médicos recomendam o exercício físico para evitar sintomas de depressão, stress ou ansiedade.
8. Melhorar a flexibilidade
Alongamentos, sim. Os mal-amados alongamentos são responsáveis pelo desenvolvimento da flexibilidade. Por isso é tão importante alongar no início e no final da sessão física. A elasticidade ajuda a fortalecer tendões e ligamentos, reduzindo possibilidade de lesões.
9. Promover a socialização
Se não tem paciência para fazer tudo isto sozinho/a, então arranje um amigo/a ou mesmo um grupo. Nada como se motivarem uns aos outros. A prática de atividade física em grupo é altamente motivadora e promove a interação e socialização entre todos. É por isso que as aulas de grupo são tão apetecíveis. Partilhar algo em comum com pessoas que não se conhece bem é uma forma de motivação e de cumplicidade, com resultados interessantes a médio prazo.