Nove razões para fazer exercício

Luís Gonçalo Martins

Personal Trainer. Portador do Título Profissional n.º 27886, emitido pelo IPDJ

Está na altura de se deixar de desculpas. Sim, tem uma vida muito ocupada. É o trabalho no escritório, que não lhe dá descanso. São os filhos em idade exigente, a pedir a sua atenção a todo o momento. Tudo verdade, mas não se esqueça que já não tem 20 anos. A prática de atividade física é fundamental para se manter apto/a física e psicologicamente, melhorar a sua condição e evitar dores de cabeça mais tarde. Aqui lhe deixamos 9 razões para o/a convencer a mexer-se. Pela sua saúde.

1. Prevenir doenças

São muitas vantagens diretas para a saúde da prática de exercício físico. Mas a diminuição do risco de doenças cardiovasculares é talvez a mais importante de todas. Com o corpo em atividade, o organismo produz HDL (lipoproteína de alta densidade), mais conhecida por “bom colesterol”. O exercício físico é ainda responsável pela redução do “mau colesterol” e dos triglicéridos no sangue. A fluidez sanguínea reduz o risco de doenças do coração, previne o Acidente Vascular Cerebral e a nossa bem conhecida Diabetes Tipo 2.

2. Controlar a tensão arterial

Não precisa de ser uma maratona ou a escalada do Evareste. Basta a prática regular de atividades simples, como corrida, caminhada, ciclismo ou natação. Os médicos dizem que os exercícios aeróbicos (aqueles que utilizam o oxigénio para produzir energia muscular) são os mais indicados para aumentar a resistência do coração e para controlar a tensão arterial. 

3. Aumentar a força muscular

Não, não é preciso passar horas a malhar no ginásio para ter músculos mais definidos. A prática contínua e duradoura de exercício contribui para o fortalecimento e tonificação dos músculos.

4. Melhorar a qualidade do sono

As pessoas que praticam atividade física adormecem mais rapidamente e dormem melhor, descansando de forma mais visível durante a noite. Está provado: mesmo que durma as mesmas horas do que uma sedentária, uma pessoa ativa dorme melhor e de forma mais profunda e relaxante.

5. Controlar o peso

Não há volta a dar. Um homem ou uma mulher que pratique atividade física regular reduz gordura corporal, combate de forma mais eficaz o excesso de peso, previne a obesidade e a diabetes. A corrida ou a caminhada são excelentes opções.

6. Melhorar a respiração

A respiração no exercício físico é fundamental. Mas ele também é fundamental para o fortalecimento da respiração. A técnica é uma e muito simples: inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Ao fortalecer o sistema respiratório, diminui os riscos de contraria bronquite, asma e outras doenças respiratórias.

7. Aumentar o bem-estar e sensação de felicidade

Já ouviu falar da dopamina e da serotonina? Pois, claro que já. São substâncias químicas libertadas pelo corpo durante a prática de exercício físico. Elas são responsáveis pela promoção do prazer e do bem-estar, ajudando a controlar melhor as suas emoções. O seu humor vai melhorar. Por isso é que os médicos recomendam o exercício físico para evitar sintomas de depressão, stress ou ansiedade.

8. Melhorar a flexibilidade

Alongamentos, sim. Os mal-amados alongamentos são responsáveis pelo desenvolvimento da flexibilidade. Por isso é tão importante alongar no início e no final da sessão física. A elasticidade ajuda a fortalecer tendões e ligamentos, reduzindo possibilidade de lesões.

9. Promover a socialização

Se não tem paciência para fazer tudo isto sozinho/a, então arranje um amigo/a ou mesmo um grupo. Nada como se motivarem uns aos outros. A prática de atividade física em grupo é altamente motivadora e promove a interação e socialização entre todos. É por isso que as aulas de grupo são tão apetecíveis. Partilhar algo em comum com pessoas que não se conhece bem é uma forma de motivação e de cumplicidade, com resultados interessantes a médio prazo.

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