A alimentação tem a ver com a acne? Está na cara que comeu o que não devia…

Diana Rosa

Jornalista

Sim, é um substantivo feminino. Portanto, ao contrário do que dizemos no dia a dia, aquelas irritantes borbulhas e marcas na cara constituem a acne e não o acne. E sim, a alimentação influencia a acne. Há alimentos que aparentemente potenciam o surgimento dessas borbulhas que fazem de nós eternos adolescentes…

A nossa máxima aqui pelo Escolher Viver é que somos o que comemos. No que diz respeito à acne, não está provado cientificamente se é totalmente assim, mas o que é certo é que a alimentação tem, de facto, um papel fundamental no leque de cuidados a ter com a nossa pele. Afinal, a pele reflete o que se passa cá dentro.

Se ainda tem dúvidas sobre o que é que deve ou não comer para combater as malditas borbulhas, fique a conhecer os alimentos que influenciam a sua pele e a produção de hormonas que provocam a acne.

Alimentos que potenciam a acne

Lacticínios

Existem várias evidências que indicam que o consumo intenso de leite e seus derivados potenciam o aparecimento de oleosidade e borbulhas, dada a presença de hormonas neste tipo de alimentos. Se tem tendência ao aparecimento de borbulhas, evite exagerar no consumo destes alimentos, principalmente as versões com mais gordura.

Carnes vermelhas

Por motivos semelhantes aos dos lacticínios, devido às hormonas e gordura saturada presente na carne, este alimento tem uma ação inflamatória, o que não é favorável para quem tem tendência ao aparecimento de borbulhas.

Hidratos de carbono refinados e açúcares

Neste lote estão pão branco, bolachas, biscoitos, bolos, arroz branco, massa, cereais que contenham alto teor de açúcar, refrigerantes, sobremesas. As pessoas que consomem açúcar com regularidade apresentam uma tendência maior para o aparecimento de borbulhas em cerca de 30% relativamente a quem o evita.

Fast Food

As borbulhas estão amplamente relacionadas com o consumo deste tipo de alimentação que consiste em hambúrgueres, cachorros, batatas fritas, refrigerantes e todas as outras opções que habitualmente fazem parte do cardápio das cadeias de fast food e que são ricas em açúcares e gordura saturada.

Chocolate

O chocolate não reúne consenso, ainda que seja um dos primeiros alimentos que as pessoas cortam quando aparecem borbulhas, por pensarem que é um dos grandes potenciadores. Na verdade, depende do tipo de chocolate, da percentagem de cacau presente, e na reação individual a este alimento. Por uma questão de precaução, recomenda-se que dê preferência a chocolate com uma percentagem de 70% de cacau, o que confere à mesma um sabor doce e é mais saudável do que o chocolate de leite.

Outros fatores a ter em atenção

Stress, ansiedade, depressão – podem provocar um maior aparecimento de borbulhas, uma vez que o corpo se ressente com o nosso mal-estar psicológico. Devemos sempre recordar que para ter um corpo são é necessário que a mente também esteja sã. Em períodos de maior stress, o cortisol é absorvido pelas glândulas sebáceas e causar a acne.

Cosméticos inadequados – é importante que a nossa pele esteja hidratada, nomeadamente no inverno, quando estamos expostos a baixas temperaturas que a deixam ressequida. Mas é essencial que encontre o creme apropriado à sua pele. Nem sempre o que precisa é de um creme gorduroso, mas sim aquoso. Procure aconselhar-se na farmácia ou junto do seu dermatologista, para que o ajude a definir o seu tipo de pele e qual o melhor hidratante para si. No caso da acne, é habitual que a melhor escolha sejam cremes com baixa presença de óleos.

Telemóvel – Sente que tem mais borbulhas de um lado do rosto? Será que é do lado que usa o telemóvel? É menos frequente, mas o certo é que estes aparelhos andam nos bolsos, nas carteiras das senhoras misturados com outros objetos, e também nas nossas mãos durante várias horas por dia, acumulando bactérias que depois estão em contacto com a nossa cara. Desinfete o telemóvel diariamente.

Posso prevenir a acne com a alimentação?

Pode, mas lembre-se que o exercício físico é imprescindível para eliminar gorduras e toxinas, e portanto, é essencial que dedique pelo menos meia hora por dia a alguma atividade física que lhe dê prazer, como uma caminhada, corrida ou um passeio de bicicleta.

Relativamente aos alimentos, eis aqueles que vão ajudar a prevenir o aparecimento de borbulhas:

Alimentos ricos em ómega-3 – como salmão, sardinha, cavala, frutos secos como as nozes, são ricos em ácidos gordos e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, além de reduzirem os processos inflamatórios.

Fruta e legumes – O seu alto teor de vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes, é fundamental para desintoxicar o organismo, baixar os níveis de açúcar e gordura e eliminar toxinas. Ter uma alimentação rica e colorida com fruta e legumes é a base essencial para uma pele sem borbulhas.

Damos especial atenção ao abacate, melancia, figo, laranja, cenoura, alho, uvas e vegetais de folha verde.

Água – a água é poderosa para combater todos os processos infecciosos e inflamatórios do nosso organismo, e a acne é um deles. Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia e beba 2 litros de água, que também pode ser em forma de chá (sem açúcar). As sopas também entram na soma, e nesta época de inverno, vem mesmo a calhar!

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