A flor de sal é mais saudável do que o sal corrente?

Diana Rosa

Jornalista

Cada vez mais ouvimos falar em produtos biológicos ou mais saudáveis para o organismo. Alguns parecem “mariquices” ou exageros… mas a verdade é que, pelo menos, devemos estar conscientes das opções que temos disponíveis. Por isso, hoje vamos falar da flor de sal.

A flor de sal, ou “ouro branco”, consiste nos primeiros cristais que se formam e permanecem na superfície das salinas. Quando a água começa a evaporar-se através da extração manual, é retirada apenas uma camada fina dos cristais de sal que se encontra à tona da água das salinas e nunca toca no fundo, o que faz com que seja muito mais puro do que qualquer outra qualidade de sal.

Por essa razão, a flor de sal é rica numa quantidade enorme de sais minerais necessários ao organismo, tais como ferro, magnésio, zinco, flúor, iodo, sódio, potássio, cálcio, e cobre. O consumo deste sal é, portanto, muito mais vantajoso do que o consumo de sal refinado ou sal marinho.

Por consistir em cristais delicados, a flor de sal pode ser utilizada em alimentos que não necessitem de ser cozinhados, tendo uma textura crocante e um sabor suave. Pode usá-la por exemplo em saladas, ovos, batatas assadas, ou temperar a comida no final da confeção.

Apesar dos benefícios, a flor de sal não deixa de ser sal. Pelo que é aconselhado que consuma com moderação, sendo que a quantidade máxima indicada é de uma colher de chá por dia, ou seja, entre quatro a seis gramas.

Entre os benefícios mais conhecidos deste tempero, está precisamente a menor probabilidade de contrair várias doenças associadas ao sal comum, como hipertensão, pedra nos rins, AVC, osteoporose, doenças cardíacas, excesso de peso, asma, retenção de líquidos e inchaço, cancro no estômago, dores de cabeça ou envelhecimento precoce.

É certo que é um pouco mais caro que o sal habitual. Mas se é para consumir de forma moderada, não acha que vale a pena investir mais uns euros?

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.