A magia do feijão. Conheça os benefícios para a sua saúde

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Não é só nas histórias de ficção que os feijões são conhecidos por serem mágicos. A proteína e os diversos benefícios garantem-lhe uma saúde de ouro, sem ter que escalar um gigante pé de feijão.

Em “João e o Pé de Feijão”, daquelas histórias imortais que todos aprendemos em criança, João optou por trocar a vaca por cinco feijões mágicos. Não é isso que muitos vegetarianos escolhem fazer? Não é assim tão simples, mas a verdade é que o feijão concede muitos nutrientes a quem abandonou a carne e o peixe. E não só, claro.

Há muitos por onde escolher e muitas receitas para elaborar, de forma a aproveitar todas as vitaminas e minerais que cada feijão nos dá. As variedades não acabam, mas os principais tipos de feijão consumidos em Portugal são:

  • Feijão manteiga;
  • Feijão encarnado;
  • Feijão frade;
  • Feijão branco;
  • Feijão preto;
  • Feijão catarino;
  • Feijão verde;
  • Feijão de soja;
  • Feijão mungo.

João acabou por plantar os feijões. E o leitor ou leitora, o que vai fazer com a magia que estes alimentos lhe dão e à sua saúde?

Benefícios do feijão

A imensidão de variedades de feijão garante-lhe também um ilimitado número de benefícios. Mas, de forma geral, estes são os principais benefícios do feijão:

Proteína

A proteína é a verdadeira galinha dos ovos de ouro, no que diz respeito aos benefícios do feijão. Embora estejam em menor quantidade que as existentes no ovo, na carne e no peixe, é uma grande fonte deste nutriente.

De forma a que o corpo aproveite toda a proteína, deve ser complementado com cereais, arroz e massas.

Baixo valor energético e riqueza de nutrientes

O valor energético está dependente do tipo, mas, em média, por cada 100 g de feijão, existem apenas 100 calorias.

Além disso, tem também poucas quantidades de gordura e apresenta uma grande variedade de nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio, potássio, fósforo e magnésio.

Combate aos radicais livres

O feijão é rico em antioxidantes, nomeadamente polifenóis e antocianinas, capazes de lutar contra os efeitos que os radicais livres têm no nosso corpo. Deste modo, ajuda a combater o envelhecimento precoce e a prevenir outras doenças.

Prevenção de doenças cardiovasculares

O feijão tem um grande papel na saúde do coração, diminuindo os riscos de morte por ataques cardíacos ou por outras doenças cardiovasculares. Tal passa, essencialmente, pelo poder que os nutrientes têm em manter os níveis de colesterol baixo.

Mas também há estudos que explicam que a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares se deve às grandes quantidades de fibra e à substituição da proteína animal pela vegetal.

Controlo da diabetes

Mais uma vez, a fibra tem um papel importantíssimo na nossa saúde, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue. Desta forma, é capaz de reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou de diminuir os níveis de açúcar no sangue de quem já tem esta doença.

Além disso, os hidratos de carbono constituintes do feijão também são de absorção lenta, levando a que consigam controlar a glicemia, evitando picos.

Redução dos riscos de cancro

O feijão age como um antioxidante e um anti-inflamatório, ajudando na proteção das células. Isso dá lugar a que diminuam o risco de desenvolver alguns tipos de cancro, como o colorretal.

Controlo do apetite

O feijão é, também, ideal para quem quer emagrecer, por ser capaz de controlar o apetite, por nos ajudar a ter uma sensação de saciedade, sem termos comido grandes quantidades. Isso deve-se à proteína, à fibra e aos hidratos de carbono de absorção lenta.

Bom funcionamento intestinal

As fibras presentes no feijão garantem o bom funcionamento do sistema digestivo, levando a uma melhoria do trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre.

Prevenção de cáries

O feijão tem um grande papel na saúde oral, especialmente quando combinado com o arroz. Estes dois alimentos garantem grandes doses de flúor, capaz de eliminar algumas bactérias associadas ao nascimento de cáries.

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