Protege o coração e previne a anemia. O agrião tem muita coisa boa para si

Nuno Azinheira

Diretor do Escolher Viver

Sopa de agrião. E pronto, a maioria dos portugueses é assim que consome o agrião. Pobre desfecho para um alimento tão versátil, que pode ser consumido cozinhada ou cru. Se não tem hábito de o convidar para a mesa, saiba que o agrião é dos “verdes” mais benéficos para a nossa saúde.

Ora tome nota. Para lá das magníficas sopas que permite, o agrião é bom para comer em saladas. O seu toque amargo dá um agradável contraste. Mas não só. Experimente variar os seus esparregados. Em vez de espinafres ou nabiças, opte por agriões. Ficará excelente. Mas podem ser também magníficos coadjuvantes para sandes ou hambúrgueres no pão. Experimente, varie, e aproveite os muitos benefícios para a sua saíde.

  • Melhora a saúde dos olhos e da pele, porque tem alto teor de vitamina A;
  • Reforça o sistema imunológico, porque é um alimento rico em vitamina C;
  • Previne doenças cardíacas como enfarte e aterosclerose, por ser rico nas vitaminas C e K;
  • Previne a anemia, por ser rico em ácido fólico;
  • Fortalece os ossos, devido à presença de vitamina K, que aumenta a absorção de cálcio;
  • Torna a digestão mais rápida e pode contribuir para o emagrecimento, por ser alimento pobre em calorias;
  • Combate doenças respiratórias, por ter propriedades descongestionantes;
  • Potencial efeito anti-cancro, devido à presença de antioxidantes e de uma substância chamada glucosinolato.

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