Almôndegas de grão no forno

É fácil de fazer e muito saborosa. A receita de hoje, porque é terça-feira, é da autoria da nutricionista Rita Pereira. Estas almôndegas de grão são saudáveis, com baixo índice de gordura, porque feitas no forno, e excelente alternativa à carne. Não são só os vegetarianos que as aprovam. Numa dieta equilibrada é saudável reduzir o consumo de carne, muito superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Siga a receita da Rita Pereira no HOJE COZINHO EU e, se ainda não o fez, siga-a nas redes sociais.

Ingredientes

Almôndegas de grão de bico e cenoura
400g grão cozido al dente e escorrido
1 cenoura grande ou duas médias
1 cebola pequena
2 dentes de alho
40g de farinha de tremoço (ajustar consoante a textura)
1 ovo
2 c.sopa de azeite
1 colher de chá de mostarda Dijon
Salsa fresca picada
Pitada de pimenta e curcuma em pó

Método

Num processador de alimentos triturar a cenoura, a cebola e o alho.
Juntar o grão-de-bico, o azeite, a mostarda Dijon, a pimenta e a curcuma em pó. Triturar tudo até formar uma massa. Adicionar a salsa e triturar ligeiramente para soltar o aroma.
Transferir a massa para um recipiente de vidro e juntar aos a farinha. Amassar com as mãos até verificar a textura certa para formar as bolinhas de grão.
Colocar as bolinhas de grão sobre uma folha de papel vegetal num tabuleiro e levar ao forno por 20-40 min a 180ºC ou até estarem douradas.
Retirar do forno e servir ainda morno com molho de salsa e alho

Nota:
Antes de irem ao forno podem ser congeladas para fazer mais tarde

Para a pasta de salsa e alho
Um ramo de salsa, 2 c.sopa de azeite, pitada de alho em pó
Triturar até obter uma pasta

__________________

HOJE COZINHO EU é uma rubrica diária do Escolher Viver, que convidou cinco influencers para diariamente apresentarem uma sugestão gastronómica. Nem todos os pratos são de dieta. Nem todas as sugestões são lowcarb. Nem todas as opções são recomendadas para diabéticos. Neste espaço damos liberdade aos convidados e à sua criatividade. A única coisa que pedimos é que sejam pratos com ingredientes natural e saudáveis. Não se esqueça que num regime equilibrado, pode comer um pouco de tudo, sempre com moderação. A escolha é sua, naturalmente.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.