Amendoim: pequeno no tamanho, grande nos benefícios

Izabelli Pincelli

Produtora de Conteúdos

Traz benefícios para a saúde física e mental, tem um preço acessível e pode ser consumido em todas as idades. É também um dos alimentos mais famosos e consumidos do mundo devido à sua versatilidade. Mas afinal, engorda ou não?

A resposta não é tão simples como pensamos, mas não se preocupe: as pessoas que estão a tentar a perder peso podem consumir esse alimento sem culpa! O amendoim possui um alto teor calórico, porém também é rico em gorduras boas, minerais como o magnésio, possui um baixo índice glicémico, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e até pode auxiliar no melhoramento do humor.

Além de ser um alimento com um preço acessível, é também extremamente versátil, podendo ser encontrado na forma de farinha, óleo, manteiga de amendoim e temperado. Além disso, também pode ser um ótimo complemento para saladas, iogurtes, frutas e até mesmo batidos. A sua validade também é longa e o amendoim pode ser comprado ao longo do ano todo.

Assim como todos os outros alimentos, o seu consumo deve ser moderado. Quando consumido em excesso pode auxiliar no ganho de peso e, devido a isso, é necessário estar atento às tabelas nutricionais, especialmente quando este não se encontra na sua forma natural.

Um estudo realizado em 2015 concluiu que o amendoim é responsável por diminuir a mortalidade em até 21% e esse número sobe para 38% quando se diz respeito à prevenção de doenças cardiovasculares. Mas os seus benefícios não ficam por aí!

Previne doenças cardiovasculares

O amendoim reduz os níveis de triglicéridos no nosso organismo, conhecidas como as principais gorduras do nosso corpo e responsáveis pelo armazenamento de energia. Porém, quando encontradas em elevados níveis, podem trazer malefícios à saúde, nomeadamente ao coração. Devido a isso, o consumo de amendoim é essencial para manter o equilíbrio.

Contém também resveratrol, um antioxidante que auxilia na reparação de lesões no músculo do coração. Além disso, é rico em gordura monoinsaturada, popularmente conhecida como “gordura boa”, e é responsável por auxiliar na eliminação do colesterol presente no nosso corpo e, devido a isso, mantém a saúde do coração. O consumo regular dessa gordura ajuda num melhor fluxo sanguíneo e previne o risco de enfarte e acidente vascular cerebral (AVC).

Auxilia na perda de peso

O amendoim é o segundo fruto seco mais rico em proteínas, ficando atrás apenas das amêndoas, e é também composto por diversas fibras. Essa composição auxilia na sensação de saciedade.

Por ser considerado um alimento termogénico (aumento da temperatura corporal), auxilia também no funcionamento mais rápido do metabolismo, estimulando um maior gasto energético durante o dia.

Reduz o risco de diabetes tipo 2

Consumir amendoim ou pasta de amendoim diariamente no pequeno-almoço pode auxiliar no controlo de níveis de açúcar no sangue ao longo do dia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo British Journal of Nutrition. Essa conclusão deve-se ao alto nível de magnésio presente no amendoim, sendo este essencial para equilibrar os níveis de sacarose no sangue.

Além disso, um outro estudo concluiu que consumir cerca de cinco colheres de sopa de manteiga de amendoim por semana pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em mais de 20%.

Previne o risco de cancro

Entre as substâncias presentes no amendoim, os ácidos fólico e fítico, a vitamina E e o resveratrol, referido anteriormente, destacam-se na prevenção de diversas doenças graves, em especial, do cancro de cólon.

De acordo com um estudo realizado pela American Society of Clinical Oncology, o consumo diário de oleaginosas, incluindo o amendoim, pode diminuir o desenvolvimento de cancro de cólon em 42% e reduzir cerca de 60% a probabilidade de óbito.

Atrasa o envelhecimento precoce

A presença de antioxidantes e vitaminas do complexo B e E fazem com que o amendoim seja um aliado no retardamento do envelhecimento. Também é rico em ómega-3, considerada uma gordura boa essencial na luta contra infeções e na renovação das células presentes no nosso organismo.

Melhora o humor

O amendoim possui minerais como o magnésio e vitaminas do complexo B que auxiliam na redução do stress e na formação de neurotransmissores. Também contém triptofano, responsável na produção da serotonina, uma hormona conhecida como “molécula da felicidade” e por isso auxilia no aumento da sensação de bem-estar.

Cuidado com as alergias!

Apesar dos benefícios, o amendoim é um alimento com um alto potencial alergénico. Esse facto deve-se à presença de proteínas conhecidas como alergénicas (16, no total) que são extremamente resistentes à digestão enzimática, isto é, a quebra do alimento em moléculas menores para auxiliar o metabolismo.

A alergia causada por esse grão pode causar asfixia, náuseas, surgimento de úlceras orais, diarreias, enfarte e até mesmo a morte. Portanto, é necessário estar atento às reações quando o consumir e, caso apresente um dos sintomas referidos, é aconselhado entrar em contato com um profissional de saúde o mais rápido possível.

Além disso, é importante estar atento às tabelas nutricionais de outros alimentos que podem apresentar resquícios de amendoim.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.