Anda a estudar ou a trabalhar muito? Estes cinco alimentos vão ajudar a mostrar o que vale

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Sente que a sua cabeça não consegue memorizar mais fórmulas e conceitos? Não, não é da idade. Há uma solução muito simples para isso: a comida! Descubra quais os 5 alimentos que podem ajudar o seu desempenho académico e/ou profissional!

Quer esteja a estudar para um exame ou a trabalhar durante horas a fio para a entrega de um projeto importante, o que interessa é que o seu cérebro continue saudável. Tal faz-se através da prática de uma alimentação saudável. Contudo, há alguns alimentos que são mais eficientes no desempenho cognitivo.

  1. Frutos Vermelhos

Morangos, amoras, mirtilos e framboesas são alguns dos alimentos que mais podem auxiliar o seu estudo. Se estes forem ricos flavonóides, dos quais antocianinas, são mesmo capazes de melhorar o seu desempenho mental, regulando a circulação do sangue em algumas áreas do cérebro e atuando na regeneração dos nervos no exterior do cérebro e da medula espinhal.

Um estudo realizado a 40 pessoas que tomaram batidos de 400 mililitros (ml) de frutos vermelhos, por dia, e os resultados concluíram que os participantes tiveram reações mais rápidas em diversos testes cognitivos e de atenção.

  • Chocolate negro e cacau

O cacau é o alimento com mais flavonóides, sendo que os produtos que o contêm, como o chocolate negro, poderão melhorar a sua saúde cerebral.

Vários estudos comprovam que os flavonóides presentes no cacau, contribuem para a redução da fadiga, o aumento da memória e aperfeiçoam o tempo de reação a tarefas cognitivas.

Para além disso, um estudo concluiu também que o cacau ajuda na sensibilidade da insulina, a hormona responsável pela deslocação do açúcar do sangue para as células. Este é um dos efeitos que mais aperfeiçoam o funcionamento do sangue.

  • Frutos secos

Os frutos secos são ricos em nutrientes, entre os quais a vitamina E e o zinco, essenciais à nossa saúde cerebral.

Para além destes, a gordura saudável, a proteína e a fibra também podem ser grandes auxílios nas grandes maratonas de estudo.

Um estudo concluiu que, ao fim de 8 semanas a introduzir frutos secos nas suas dietas, os participantes obtiveram um aumento de 11,2% no seu desempenho cognitivo.

  • Ovos

A vitamina B12, a colina e o selénio são fortes componentes dos ovos, que podem melhorar o seu desempenho mental, contribuindo para o aumento das capacidades cognitivas, da memória e da produção de neurotransmissores.

Contudo, é necessário comer o ovo por completo, para que os benefícios causados por estes nutrientes atuem sobre o nosso cérebro.

  • Peixe

O peixe é um alimento rico em Omega-3, um nutriente essencial para o aumento da saúde cerebral.

Diversos estudos ligam o peixe ao aumento do desempenho cognitivo, apontando para a melhoria da memória e, consequentemente, para o adiamento de doenças cognitivas, como a demência.

Não precisa de estar a estudar ou a trabalhar, para manter o seu cérebro saudável. Mas saiba que estes são os principais alimentos que ajudam no seu desempenho cognitivo. Use, mas não abuse, para que não seja só o seu cérebro a ficar cheio.

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