Anda cá, meu chuchu. Conheça os benefícios deste mal-amado da cozinha

Diana Rosa

Jornalista

Anda cá meu chuchu, ou como dizem os franceses, “viens ici mon chuchu”! Mas não, não é desse tipo de chuchu que estamos a falar. Agora que captámos a sua atenção, vamos conversar um pouco sobre esse fruto (sim, fruto) pouco popular entre nós, os lusitanos, mas que faz maravilhas por uma boa sopa, e também pela nossa saúde.

Diz-se que não tem cor, não tem sabor, mas, conhece a sua cremosidade? Pois é, é uma das características principais do chuchu. Por alguma razão, é uma ótima base para sopas. Tal como a curgerte, um excelente substituto da batata, mas, ao contrária daquela, é um mal-amado na nossa cozinha.

Venha daí saber mais sobre os benefícios desde alimento!

Previne a osteoporose

Dada a sua riqueza em minerais, como cálcio, fósforo e magnésio, que fortalecem os ossos e os dentes.

Previne o envelhecimento precoce

Graças ao seu teor elevado em antioxidantes como flavonoides, polifenólicos, apigenina e luteonina, que previnem a absorção de radicais livres e o envelhecimento celular.

Ajuda na perda de peso

Uma vez que é rico em fibras, melhora o trânsito intestinal e promove uma sensação maior de saciedade. Ajuda ainda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol. Além disso, por conter bastante água, faz dele um alimento diurético.

Melhora a imunidade

Visto que tem alta concentração de vitaminas A, B e C, antioxidantes e minerais como ferro, zinco, magnésio, fósforo e cálcio. É uma pequena bomba imunitária!

Combate a anemia

Graças ao seu elevado teor de ferro, que estimula a produção de glóbulos vermelhos, contribuindo para um aumento da hemoglobina. Tem ainda a ajuda da vitamina B2 que também é eficaz para reduzir os sinais de anemia.

Melhora o cabelo e a pele

Por um lado, pela concentração de vitamina C que retarda o processo de envelhecimento da pele, por outro, a vitamina E que tonifica, nutre e dá firmeza, e por fim o zinco, que atua no controlo da oleosidade.

Previne o cansaço e a depressão

Uma vez que a vitamina B tem um papel muito importante no nosso humor e bem-estar geral, oferecendo energia ao organismo e ao mesmo tempo, melhorando a nossa disposição

Não sabe como usar o chuchu? Nós damos uma dica!

Creme de chuchu com espinafres

Ingredientes

700g de chuchu

1 molho de espinafres médio

1 batata-doce grande

1 cebola grande

2 dentes de alho

4 colheres de sopa de azeite

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Água

Preparação:

Corte os chuchus em pedaços, eliminando as sementes. Corte também os restantes legumes e coloque-os numa panela. Encha de água até cobrir o preparado, e leve ao lume por aproximadamente 25 minutos. Quando estiver cozido, retire, passe pela varinha mágica, e tempere com azeite, sal e pimenta. Adicione os espinafres partidos e leve ao lume novamente por mais 5 minutos. Está pronto a servir.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.