Anemia: 7 alimentos que reforçam o ferro que há em si

Diana Rosa

Jornalista

Sente-se sem forças, cansada (o) e com um tom pálido e as unhas amareladas? É provável que esteja com anemia. Só análises prescritas pelo seu médico vão tirar as teimas, mas, ainda assim, há coisas que pode começar a fazer para melhorar a sua saúde. Ora veja.

A anemia é uma doença que surge quando existe deficiência de glóbulos vermelhos no sangue ou, por outras palavras, quando se tem a hemoglobina baixa. Significa que o sangue não consegue fazer a distribuição de oxigénio pelo organismo como devia. Normalmente, quando isto acontece, é sinal que os níveis de ferro, folaco, e vitamina B12 estão abaixo do que era suposto. Apesar de esta doença ter cura, não é para brincadeiras. Vamos revelar os sintomas ao quais deve estar atento, e dizemos-lhe quais são os sete alimentos que deve comer para ajudar a combater este problema.

Quais são os sintomas?

Na fase inicial, a primeira coisa que vai sentir é cansaço. Mas depois, a história agrava-se.

  • Alterações do sono
  • Irritabilidade
  • Tonturas
  • Tensão baixa
  • Palpitações
  • Desmaios
  • Perda de apetite
  • Unhas quebradiças
  • Queda de cabelo
  • Palidez
  • Dores de cabeça
  • Fraqueza

Se tiver estes sintomas, deve, em primeiro lugar, consultar um médico. É ele que vai poder desenhar a sua estratégia de tratamento. Após esta pequena nota, vamos seguir com os alimentos que deve comer para melhorar caso esteja com anemia. Fique desde já a saber que a alimentação deve ser sempre variada e rica em vitaminas, fibras, minerais e proteínas. Mas o segredo aqui está no ferro. É deste nutriente que vai precisar para mudar o rumo desta doença. E, atenção, dependendo dos níveis da sua hemoglobina, só a alimentação pode não chegar. Muito provavelmente, terá de reforçar a sua dose de ferro no organismo com prescrição médica.

Os alimentos mais ricos em ferro são:

  1. Ovos – principalmente a gema
  2. Vegetais de folha verde escura – como brócolos, espinafres, agrião, rúcula, couve
  3. Leguminosas – ervilhas, grão, lentilhas, feijão
  4. Frutos secos – nozes, amêndoas, caju, amendoim, pistácio
  5. Soja
  6. Pão de cevada ou pão integral
  7. Beterraba

As carnes também são uma fonte rica de ferro, nomeadamente as vermelhas, com o fígado no topo da lista. Mas como também têm um elevado teor de gordura saturada, aconselha-se que consuma este alimento cerca de três vezes por semana, e não mais do que isso. Já as frutas cítricas e ricas em vitamina C, como laranja, limão, toranja, tangerina, morango, abacaxi, maracujá, entre outros, vão potenciar a absorção do ferro no organismo, e têm uma contribuição essencial para restabelecer os níveis de hemoglobina.

Nunca esqueça que o segredo para uma vida saudável passa sempre por uma alimentação variada, rica em nutrientes, e atividade física diária.

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