As proteínas são essenciais para uma dieta equilibrada. Veja onde as ir buscar

Diana Dinis

Nutricionista inscrita na Ordem dos Nutricionistas com o número 3692N

As proteínas são indispensáveis para o organismo, contribuindo para o desenvolvimento dos músculos, pele, cabelos e ossos. O valor do consumo diário de proteínas varia de pessoa para pessoa, mas para um adulto saudável, cuja ingestão calórica diária recomendada ronda as 2000kcal, a proteína deve perfazer cerca de 20% deste valor, o que corresponde a cerca de 100g. Diana Dinis, nutricionista parceira do #EscolherViver, explica tudo.

As proteínas são importantíssimas para a estrutura, função e regulação das células, tecidos e órgãos e o organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos 20 aminoácidos comuns, sendo que desta forma temos que os obter a partir da alimentação pela ingestão de alimentos ricos em proteína.

As fontes de proteína animal, como carne, peixes, ovos e leite fornecem todos os aminoácidos essenciais. Os vegetais, como o feijão, grão de bico, a ervilha ou as lentilhas também são importantes fontes de proteína, mas nestes os aminoácidos essenciais não estão todos presentes. Por isso, é tão importante durante o dia a ingestão de combinações alimentares que não limitem a síntese proteica.

A lista que lhe deixamos aqui permite várias combinações. Todos estes alimentos estão à venda em supermercados tradicionais, não são lojas especializadas, portanto, ao alcance de todos. E há para todos os gostos. Ora veja na galeria que preparámos para si, clicando nas setas vermelhas.

 

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