As rabanadas não têm de ser uma facada na dieta! Vai uma aposta?

Diana Rosa

Jornalista

O Natal é normalmente um tempo de disparates alimentares. Excessos de quantidade, excessos de gordura, excessos de açúcar. Mas não tem de ser assim. Sem óleo e sem açúcar, conheça as nossas fatias douradas saudáveis que vai querer comer e chorar por mais!

São raínhas à mesa de Natal. Apelidadas de vários nomes, podem ser rabanadas, fatias paridas, fatias douradas, french toasts, enfim, é um sem número de formas de chamar por estas doces e crocantes habituais nas travessas de quadras natalícias. Só há um pequeno problema: são tão calóricas, tão calóricas, que se comer apenas uma vai rebentar logo com a escala de açúcar que deve consumir ao longo de todos os dias festivos. Mas não come só uma, pois não? Muito menos sem misturar com os outros doces que estão disponíveis no seu banquete. Sendo assim, achámos que seria melhor dar-lhe a conhecer uma receita alternativa, muito saborosa e mais saudável para comer estas douradinhas. Sem açúcar, e sem fritar. Ponha o forno a aquecer e vamos a isso!

Ingredientes

1 pão grande em fatias de aproximadamente 3cm de espessura (de preferência pão duro)

1 litro de bebida vegetal (amêndoa, aveia, côco) ou, se preferir, leite meio gordo de vaca.

3 ovos tamanho M/L

2 cascas de limão

2 paus de canela

Mel, xarope de ácer ou de agave

Canela em pó a gosto

Preparação

1) Numa taça grande, coloque as fatias de pão e adicione o leite ou bebida vegetal, as raspas de limão e os paus de canela. O pão tem de ficar coberto pelo leite. Deixe-o mergulhado neste preparado durante aproximadamente seis horas. Outra alternativa é demolhar em leite morno e aí não terá de esperar, mas a consistência poderá não ficar tão perfeita. Ainda assim, pode ser das duas maneiras.

2) Pré-aqueça o forno a 200ºC

3) Bata os três ovos, adicione uma colher de chá de canela em pó, e vá adicionando o mel ou xarope até ficar a gosto.

4) Forre um tabuleiro com papel vegetal, e comece a panar as fatias, passando o pão pelo polme do ovo e dispondo de seguida no tabuleiro.

5) Leve o tabuleiro com as fatias ao forno durante aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.

6) Quando estiverem prontas, retire do forno e polvilhe com canela e um fio de mel ou xarope. Já está!

Delicie-se!

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