As sobremesas vegan são mais saudáveis? É o que vamos descobrir

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Já ouviu falar das sobremesas vegan? Tal como o nome indica, são iguarias que excluem os produtos de origem animal. À partida, não há diferenças no palato, apenas na sua confeção. Mas a pergunta que paira no ar é: se são vegan, são mais saudáveis que as sobremesas normais?

Já sabemos que excluir a carne ou outros produtos derivados dos animais não é, necessariamente, o segredo para ter uma vida mais saudável. E as sobremesas não fogem a essa regra.

Apesar de não conterem os ovos, leite e outros derivados, não quer dizer que o número de calorias baixe e os benefícios aumentem. Até os ingredientes de origem vegetal, como os frutos secos, têm grandes quantidades de açúcar e gordura.

Antes de explicarmos o que influencia os benefícios destes dois tipos de sobremesa, é necessário perceber quais os alimentos que substituem os de origem animal, nomeadamente os ovos.

Como escapar dos ovos nas sobremesas vegan?

Parece impossível fugir às diversas propriedades que um simples ovo traz às nossas sobremesas. No entanto, há muitos outros substitutos que fazem o mesmo ou mais.

Um dos mais conhecidos, destinados a bolos, é a combinação de bicarbonato de sódio com vinagre, que, além de substituir o ovo, atua como fermento e permite que o bolo cresça.

Mas, a este, acrescentam-se muitos outros substitutos, tais como:

  • Bananas esmagadas, que ajudam a ligar os ingredientes;
  • Aquafaba, a água que vem dentro das embalagens de grão substitui as claras em castelo;
  • Doce de maçã, que tem a mesma ação que as bananas;
  • Sementes de linhaça, ao acrescentadas com água, formam o popular “ovo de linhaça”, cujas propriedades equivalem ao ovo normal;
  • Sementes de chia, com o mesmo propósito das sementes de linhaça, destinam-se maioritariamente a panquecas, bolachas e queques, ao invés de bolos;
  • Amido de milho, após misturado com água, tem uma boa textura para ligar os ingredientes entre si;
  • Tofu, não serve apenas como substituto da proteína da carne, podendo tomar o lugar do ovo ao ser triturado no liquidificador, até obter a consistência de puré;
  • Abacate, idealizado para mousses de chocolate, os abacates maduros têm a textura semelhante à do ovo, e o seu sabor neutro faz com que a sobremesa não lhe adquira o palato.

Os outros ingredientes, nomeadamente o leite, a manteiga e as natas, são facilmente substituídos com produtos semelhantes de origem vegetal, como as bebidas de aveia, amêndoa, etc.

Qual das sobremesas é mais saudável: a normal ou a vegan?

Como já referido, não são os alimentos de origem vegetal que são o fator decisivo entre o que é ou não saudável, tendo que haver um equilíbrio entre os nutrientes. As quantidades de hidratos de carbono e gorduras devem ser baixas, e as de vitaminas e fibras devem ser mais elevadas. Será que as sobremesas vegan correspondem a estes requisitos?

O primeiro fator são as calorias, em que não existe grande diferença entre ambas as sobremesas. Os doces vegan envolvem a participação de ingredientes como frutos secos, sementes e óleos naturais, como o de côco, que estão repletos de gorduras, que proporcionam um elevado valor energético.

Contudo, essas gorduras são insaturadas, que resulta em grandes benefícios para o nosso corpo, como a redução dos níveis de “mau” colesterol (LDL), regulação da pressão sanguínea, ajuda no combate de sintomas depressivos, e uma aceleração da regeneração celular.

Outro fator a ter em consideração são os produtos processados, como os açúcares refinados, que as sobremesas vegan carecem quase totalmente. Apesar das calorias inescapáveis dos frutos secos e sementes, estes alimentos são naturais, acabando por ser, também, mais nutritivos.

Por falar em nutrientes, a fibra é uma constante nas sobremesas vegan e vem em grandes quantidades, trazendo diversos benefícios, tais como: a sensação de saciedade que perdura durante mais tempo, a melhoria do bem-estar e do humor, e a redução do risco de doenças crónicas, como a diabetes.

Para quem sofre de intolerância à lactose, as sobremesas vegan também são muito benéficas, por não conterem quaisquer laticínios, sendo substituídos por bebidas e manteigas vegetais.

Concluímos, então, que as sobremesas vegan são mais saudáveis para a sua saúde e, também, para o ambiente. No entanto, a não esquecer que continuam a ser doces e que contêm muitas calorias, devendo ser consumidos com moderação.

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