As temperaturas vão baixar! Veja como fintar a gripe nos próximos meses

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Não se iluda com estes próximos dias de sol. As temperaturas vão baixar, sobretudo à noite, e, com o avançar os dias e semanas, a chuva vai voltar. Como diziam as nossas avós, “é o tempo dela”. O outono e inverno são, pois, o tempo da gripe. Apesar de ser uma doença com uma fácil recuperação, não deixa de ter os seus sintomas. Se ela já o apanhou, então confira quais os alimentos que poderão ajudar a melhorá-la.

O vírus da gripe começa a atacar no mês de novembro e dura até março, sendo que existe uma maior atividade gripal entres os meses de dezembro e fevereiro, que corresponde ao inverno.

Segundo o Instituto Ricardo Jorge, na época 2019/2020 morreram 920 pessoas associadas à gripe, em Portugal. No entanto, o ano passado (2020/2021) foi uma exceção, devido à prevenção contra o coronavírus, tendo havido uma incidência de apenas 6,05 por 100 mil habitantes e sem mortes registadas.

Mas se a gripe já o apanhou, há várias formas de a curar e uma delas passa pela alimentação. Não faz milagres, mas há certos nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a aliviar os sintomas.

Quais as vitaminas e minerais que melhoram a gripe?

Segundo os especialistas, estes são os nutrientes que mais ajudam na cura da gripe. A maioria tem as ações antioxidante e anti-inflamatória, que são responsáveis pelo alívio dos sintomas.

  • Vitamina A: é um antioxidante natural, participando na formação dos ossos, dentes, cabelos, olhos, pele e mucosas;
  • Vitamina C: é um antioxidante, promovendo a cicatrização e recuperação de tecidos, além de ajudar no controlo de inflamações;
  • Vitamina E: combate o envelhecimento precoce e fortalece a ação dos glóbulos brancos do sistema imune;
  • Zinco: é um anti-inflamatório, recuperando tecidos infetados e melhorando a imunidade;

O que devo comer quando estou com gripe?

  1. Sopa de legumes ou canja

Quem nunca comeu uma canja de galinha quando estava doente? Sabe o porquê de esta e outras sopas ajudarem a melhorar a gripe? É capaz de ajudar a fluidificar as suas secreções, a expectorar mais facilmente e a ajudar a desentupir o nariz.

Além disso, têm algumas das vitaminas que referimos há pouco: A,C e E. Também têm sódio e potássio que regulam a temperatura corporal, que ajudam no combate da febre.

  1. Chá de ervas

O chá ajuda muito na cura da gripe, pela sua capacidade de hidratação e pela descongestão nasal, motivada pelo seu vapor. Os mais aconselhados são os de camomila, hortelã e equinácea.

  1. Frutas e legumes

As vitaminas A e C e o zinco encontram-se em muitas frutas e legumes, assim como outras fibras que ajudam a reforçar o sistema imunológico. As frutas mais recomendadas são as cítricas, como a laranja, o morango, o limão e o abacaxi.

Quanto aos legumes, os mais aconselhados são a couve, a cenoura e o tomate, por serem fontes de beta-caroteno, que ajuda no combate das infeções.

  1. Iogurte e leites fermentados

O iogurte e os leites fermentados são muito benéficos para a cura do estado gripal, devido aos seus probióticos, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

  1. Temperos naturais

Capazes de reduzir a febre e aliviar as dores corporais, o alho, a mostarda e a pimenta são grandes exemplos de temperos naturais a consumir, quando se está com gripe.

Além destes, o alecrim, os oregãos e o manjericão também são bons ingredientes no combate aos sintomas e aos resfriados.

  1. Água

Por último, mas não menos importante, temos a água. Mantermo-nos hidratados é sempre importante, mas, em caso de gripe, é essencial. A febre, a tosse e os espirros contribuem para a desidratação do nosso corpo.

Apesar de muitos dos alimentos que referimos acima terem muita água, é muito importante bebê-la, mesmo quando não se tem sensação de sede.

Perguntas com respostas

Como posso evitar a gripe?

A gripe pode ser evitada através da toma anual da vacina contra a gripe. Também se deve evitar o contacto com pessoas infetadas. Estas são outras medidas de prevenção:

  • proteja-se do frio
  • reduza, na medida do possível, o contacto com outras pessoas
  • lave frequentemente as mãos com água e sabão (caso não seja possível, utilize toalhetes)
  • use lenços de papel de utilização única (deite nos sanitários ou no lixo comum)
  • ao espirrar ou tossir, proteja a boca com um lenço de papel ou com o antebraço (não utilize as mãos)

Pode ver esta e outras perguntas e respostas no site da Direção-Geral da Saúde.

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