Atenção, diabéticos! Da hipoglicemia à hiperglicemia: aprenda a controlar os sintomas

Nuno Azinheira

Diretor do Escolher Viver

Quem é diabético sabe bem (ou pelo menos, deveria saber…) controlar os seus valores de açúcar no sangue e agir em conformidade. Para quem só agora contacta com a doença, ou porque lhe foi diagnosticada ou porque passou a conviver com alguém diabético, o Escolher Viver deixa-lhe aqui informação credível e essencial, produzida pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Consulte a APDP e marque já uma consulta.

Isto não é um bicho-papão. A diabetes só é perigosa, e até mortal, quando não devidamente controlada. Se adotar um estilo de vida saudável, tomar a medicação ou a insulina (no caso dos diabéticos de tipo 1), é possível viver tranquilamente. Mas não desvalorize. Seja acompanhado por um médico. O Dr. Google não é resposta.

Os sintomas da Diabetes são causados pelas quantidades de açúcar no sangue. Então podemos ter sintomas associados ao aumento dos níveis de açúcar – Hiperglicemia, ou à diminuição dos níveis de açúcar – Hipoglicemia.

Quando a glicemia está muito elevada, podem existir sintomas com:

  • Urinar em grande quantidade e mais vezes
  • Ter sede constante e intensa
  • Sensação de boca seca
  • Fome constante e difícil de saciar
  • Cansaço
  • Comichão no corpo (sobretudo ao nível dos órgãos genitais)
  • Visão turva

Um passo importante para ajudar a estabilizar os valores de glicemia na diabetes e que depende exclusivamente de cada pessoa, é a aquisição de hábitos de vida saudáveis, o que implica seguir um plano alimentar saudável e ajustado às necessidades de cada um e a prática de actividade física, (como por exemplo, andar a pé no dia-a-dia.)

Se mesmo tendo estes cuidados, e fazendo a restante terapêutica aconselhada, a hiperglicemia se mantiver é aconselhável falar com a equipa de saúde que o acompanha, pois pode ser necessário ajustar o seu tratamento.

Há hiperglicemias ocasionais, que podem ser provocadas por:

  • Uma ingestão excessiva em hidratos de carbono nas refeições anteriores
  • Uma situação de stress
  • Alterações na acção da medicação como sejam alterações na absorção intestinal dos medicamentos ou problemas técnicos na administração de insulina
  • Períodos de doença aguda como sejam infecções urinárias, respiratórias, intestinais…
  • Outros

HIPOGLICEMIA

A hipoglicemia geralmente ocorre em diabéticos que utilizam fármacos para controlar a doença, sejam eles insulina ou antidiabéticos orais.

Esta condição pode acontecer essencialmente por três motivos (isolados ou em conjunto): toma excessiva/incorreta da medicação, jejum prolongado e exercício físico inadequado.

Os níveis de açúcar no sangue não devem estar abaixo dos 70mg/dl.

Se toma medicamentos para controlar a Diabetes é necessário ter muita atenção com a alimentação para que os níveis de açúcar não desçam demasiado.

Este texto foi produzido no âmbito da parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.