Atenção, homens! Problemas com tiroide afetam desejo sexual, ereção e ejaculação

Escolher Viver

Embora as doenças da tiroide sejam mais frequentes no sexo feminino, os homens também podem sofrer desta disfunção. Diminuição da líbido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e alterações dos espermatozoides são alguns dos problemas associados a estas patologias, que podem ser responsáveis pela infertilidade masculina. 

A probabilidade de as mulheres desenvolverem problemas de tiroide é 5 a 8 vezes superior à dos homens, mas os sintomas são semelhantes. Por isso, os homens também devem estar atentos a sintomas como “cansaço, apatia, sonolência ou insónias, alterações de humor, oscilações de peso e queda de cabelo”, alerta Inês Sapinho, Médica Endocrinologista e Membro do Conselho Consultivo / Científico da Associação das Doenças da Tiroide (ADTI). Além disso, “o aparecimento de um nódulo no pescoço também não deve ser ignorado”, acrescenta.

Segundo a especialista, “os homens ainda não estão tão familiarizados com estas doenças e, sobretudo, com o impacto que estas podem ter na sua qualidade de vida”. É essencial que em caso de disfunção da tiroide seja realizada uma vigilância regular no seu endocrinologista para monitorização e, se necessário, proceder atempadamente à sua correção terapêutica. 

A ADTI pretende sensibilizar a população para este tema e fomentar a educação para a saúde, disponibilizando informação clara e concisa sobre as doenças da tiroide e as suas manifestações, que ajudem os homens a estarem atentos aos sinais de alarme e a recorrerem ao médico de forma precoce. 

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.