Atividade Física e Exercício Físico: é tudo a mesma coisa?

Vanessa Santos

Fisiologista do Exercício Clinico e Doutorada em Atividade Física e Saúde Investigadora na Faculdade de Motricidade Humana

Dois termos tão diferentes que para a maioria da população são tão iguais. É importante que perceba a diferença entre estes dois conceitos. Ambos devem ser parte integrante do seu dia-a-dia para que tenha inúmeros benefícios para a sua saúde.

Atividade física é definida como qualquer atividade realizada pela musculatura esquelética, que promova dispêndio energético, ou seja onde haja gasto de energia diferente do repouso. São exemplos de atividade física as atividades domésticas, ir as compras, cuidar dos filhos, fazer jardinagem, entre outras.

A atividade física promove o bem-estar físico e mental, ajuda no condicionamento e funcionalidade corporal.

A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa.

Já o exercício físico é considerado como qualquer atividade planeada e sistematizada, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo de manter ou mesmo melhorar as componentes físicas do seu corpo. Natação, ir ao ginásio fazer musculação, jogar futebol, pilates é tudo considerado exercício físico.

Segundo o American College of Sports Medicine deve ser realizado 2 a 3 vezes por semana a uma intensidade moderada a vigorosa, e deve incluir exercício aeróbio, exercícios de força muscular e flexibilidade.

Podem parecer termos idênticos, e podemos considerar que todo o exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico. Confuso? Eu explico melhor. Tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia que não envolva estar parado/sentado/deitado é atividade física, há gasto de energia. Tudo o que planeamos para atingir um determinado resultado é exercício físico.

Mas o mais importante é manter o corpo em movimento, sem dúvida, um dos principais pilares de uma vida saudável.

As mensagens mais importantes a reter:

Qualquer atividade física é melhor que nenhuma, e quanto mais melhor!

O fortalecimento muscular beneficia todas as pessoas.

Demasiado comportamento sedentário é prejudicial à saúde.

Seja ativo, por si e pela sua saúde!

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