Auchan é a cadeira preferida dos veggies, conclui um estudo da Associação Vegetariana de Portugal

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

O estudo RankingVeg 2021, realizado pela Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), apresentou as cadeias de supermercado responsáveis por uma maior diversidade de produtos vegetarianos, e o Auchan e o Aldi ocupam as posições de topo.

A Auchan foi, no ano passado, a cadeia de supermercados, preferida pelos vegetarianos, veganos e flexitarianos. A marca liderou o estudo, à frente do Continente e do Aldi, num trabalho de pesquisa que deixou de fora a cadeia Pingo Doce, uma vez que a Jerónimo Martins, diz a APV, “recusou-se a participar”. O objetivo foi saber quais os melhores locais para os portugueses encontrarem produtos que se adequem às suas dietas, vegetariana ou vegana.

Este tipo de análises é cada vez mais importante, devido ao rápido crescimento que este tipo de dietas está a ter no país. Segundo um estudo realizado em 2017 pela mesma associação, há “pelo menos 120 mil vegetarianos em Portugal”, o que equivale a 1,2% da população. Destes, 60 mil são veganos.

E mesmo aqueles que ainda não aboliram completamente os produtos de origem animal e que se identificam como flexitarianos, continuam a pertencer a um número bastante significativo no nosso país, representando “cerca de 7,4% da população portuguesa”, como a AVP enuncia. Isto, claro, números de 2017, que seguramente já cresceram nos últimos anos.

Como tal, em parceria com a organização alemã Albert Schweitzer Foundation, a AVP analisou as diferentes cadeias de supermercado no território nacional: Aldi, Auchan, Continente, Intermarché, Lidl, Minipreço e Mercadona. A única deixada de fora foi “a empresa Jerónimo Martins (Pingo Doce), uma das maiores neste setor, que se recusou a participar neste estudo”.

Os dados foram recolhidos entre Maio e Junho de 2021, num total de 35 lojas (5 lojas por retalhista), e foram analisados fatores como “o número de produtos veganos disponíveis, dentro das categorias relevantes (por exemplo, alternativas à carne, ao leite, e aos ovos); e comunicação promocional feita a esses produtos”.

Em comparação com todas as cadeias de supermercado, de maior ou menor dimensão, o Auchan conquista o primeiro lugar, seguido do Continente e do Aldi.

Aguardamos uma nova edição deste estudo para perceber se as posições relativas se alteraram. É que no último ano, as marcas de retalho apostaram muito neste segmento e a comida vegana / vegetariana passou a integrar a comunicação e o marketing das cadeias.

RankingVeg2021: Resultados, Associação Vegetariana Portuguesa

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.