Baba Ganoush: volta ao mundo dos sabores a bordo de uma beringela

Diana Rosa

Jornalista

No Escolher Viver somos uns cosmopolitas, gostamos de rasgar horizontes. E por isso, aqui vai esta receita de uma entrada ótima, cheia de história e de sabor. E já agora, bem mais saudável do que aqueles patés de atum industrializados que se vendem no supermercado…

Porque queremos levar o mundo da alimentação até si, sai mais uma receita internacional no Escolher Viver! O Baba Ganoush é uma iguaria que provém do Médio Oriente, com intensidade no sabor mas muito fácil de confecionar. Esta espécie de húmus em versão vegetal é uma alternativa perfeita para quem gosta de beringela, mas também para quem não é muito fã. Gostamos de lhe dar a conhecer novos sabores e formas de cozinhar, por isso tome nota, e faça um brilharete na cozinha!

Ingredientes:

3 beringelas grandes

1 limão

50g de queijo feta

4 endívias de várias cores

2 corações de alface

½ romã

3 colheres de sopa de Tahini

½ dente de alho

1 colher de chá de harissa (ou molho de pimenta picante)

1 ramo de salsa

1 colher de sobremesa de mel

Azeite q.b.

Preparação:

Com um garfo, perfure as beringelas e grelhe-as no forno ou ao lume durante 25 minutos, até ficaram douradas por fora e macias por dentro. Enquanto isso, numa tijela, coloque o tahini, adicione a raspa do limão e depois corte-o e junte o sumo ao preparado. De seguida, rale o alho e adicione. Junte ¾ do queijo feta partido de forma grosseira, e por fim, verta duas colheres de azeite, e misture tudo.

Depois de as beringelas estarem prontas, corte-as ao meio, retire a polpa com uma colher e descarte as cascas. Coloque o polme das beringelas na taça com o restante preparado, e envolva até obter a consistência que mais gosta. De seguida, junte a salsa picada, o mel, e uma pitada de sal e pimenta. Volte a envolver.

Num prato, disponha em círculo as folhas das endívias e do coração de alface já lavadas, e coloque a tijela do preparado de ganoush no centro. Termine o prato polvilhando com bagas de romã, tanto em cima do paté, como das verduras.

E já está! É um prato simples, saboroso, baixo em calorias, que vai fazer as delícias de miúdos e graúdos. Esperamos que goste!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.