Batata branca versus Batata Doce. Bem-vindos ao duelo do ano!

Diana Rosa

Jornalista

Preparem as pistolas, deem 5 passos cada uma e voltem-se de frente. Quem atirar primeiro, ganha! Qual batata levará o prémio? Fizemos a comparação de que todos estavam à espera. Surpresas? Pois, talvez…

Atualmente, os hidratos de carbono são diabolizados entre o mundo das dietas. Mas se há coisa que aprendemos com a Roda dos Alimentos, é que todos os grupos são importantes, se consumidos com moderação. É esse imperador eterno chamado bom senso!

No entanto, nos últimos anos a batata doce vem ganhando terreno e a verdade é que na maior parte dos planos alimentares, a velha batata branca é completamente destronada.

Vamos conhecer a composição de cada uma e os seus benefícios. E a entrega do troféu fica na sua mão!

A partir da análise desta tabela, podemos tirar de imediato algumas conclusões. A batata doce tem menos calorias (muito menos), mas tem um teor de açúcar mais elevado, como seria de esperar.

Mas atenção:

Graças a uma quantidade maior de fibras solúveis, a batata doce sacia durante mais tempo e a absorção do açúcar torna-se mais lenta, e contribui para a estabilização dos níveis de insulina. E é aqui que a batata branca fica para trás na corrida, pois os açúcares desta batata são de absorção rápida, sendo libertados rapidamente para o sangue, e promovendo um aumento da insulina.

As consequências destes dois diferentes processos, é que ao comer batata branca, o organismo deixa de combater a gordura acumulada, e direciona a sua energia para combater a gordura no sangue. O que significa que, para quem tem diabetes ou pretende perder peso, esta batata talvez não seja a melhor opção.

Até agora… Batata doce 1 – Batata branca – 0

Quais são as semelhanças?

Em primeiro lugar, ambas têm um teor muito reduzido de proteína. Além do mais, são isentas De gordura e ricas em hidratos de carbono, o que significa que tanto uma quanto outra são boas fontes de energia.

Benefícios da batata doce

  1. Ajuda no controlo de diabetes – graças ao seu índice glicémico reduzido
  2. Fortalece o sistema imunitário – por ser rico em vitamina A, C e antioxidantes
  3. Reduz o colesterol e auxilia a digestão – devido ao elevado teor de fibras
  4. Ajuda na perda de peso – pelo mesmo motivo. A presença de fibras é fundamental
  5. Previne o envelhecimento – principalmente as batatas de cor mais alaranjada, por terem uma presença mais elevada de vitaminas
  6. Previne o colesterol – Por ser uma fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a promover a saúde cardiovascular

Benefícios batata branca

  1. Reduz o stress – Já ouviu dizer que a batata dá sono? O povo costuma ter razão! Graças ao ácido gama-aminobutírico, que é um nutriente que promove o relaxamento
  2. Fortalece os ossos – por ser uma fonte de cálcio, fósforo, ferro, magnésio e zinco.
  3. Previne patologias cardíacas – graças à presença de vitamina C e B6
  4. Previne AVC’s – devido ao alto teor de potássio
  5. Previne o cancro – devido à presença de flavonoides, antioxidantes e ácidos fenólicos
  6. Reduz a TPM – o elevado teor de hidratos de carbono eleva os níveis de triptofano e ajuda à produção de serotonina

Quem ganha?

Do ponto de vista nutricional, entendemos que a batata doce apresenta mais benefícios do que a batata branca. No entanto, ao observar os benefícios, percebemos que ambas as batatas são importantes para incluir no plano alimentar. Para quem tem preocupações com o excesso de peso ou em manter um peso ideal, destacamos o consumo de batata doce. Mas quando consumidas com moderação, ambas as batatas podem ser amigas do organismo.

Agora, vá buscar o troféu e deixe nos comentários qual a batata vencedora!

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