Beterraba. Se soubesse o bem que lhe fazia… não fazia essa careta

Diana Rosa

Jornalista

É um dos alimentos mais mal-amados do Mundo. Só que, ao mesmo tempo que é desprezado por muitos, a beterraba possui características importantes, que podem ajudar a prevenir e combater doenças e problemas vários. Pouco calórica, é bom para planos de emagrecimento, é tolerada por diabéticos e baixa a pressão arterial. Vamos lá acabar com essa cara feia, por favor…

“Que cor esquisita!”, “sabe a terra!”, “não sei como comer este legume!” Calma, vamos por partes. A beterraba não é um legume, não é um vegetal, é uma raiz! A “purple rain” do reino alimentar é uma poderosa fonte de vitamina A, B e C, além de ser antioxidante, rica em ferro, fibras e proteínas.

É um excelente aliado na perda de peso e é muito versátil, podendo consumi-la de várias formas como em saladas, sopas, doces ou sumos. É conhecida pelo sei efeito diurético, laxante e protetor da visão. Mas há outros benefícios muito interessantes na beterraba. Vamos enumerá-los e no final ainda lhe deixamos uma receita saborosa que o/a vai ajudar se está à procura de desintoxicar o corpo e perder volume. Está preparado/a?

Vamos a isso!

Fortalece o coração

Graças aos nitratos presentes, que previnem a hipertensão e são vasodilatadores, o que ajuda na circulação.

Previne doenças degenerativas

Uma vez que é rica em antioxidantes e vitaminas que ajudam a controlar o sistema nervoso e beneficiando a saúde dos neurónios, previne doenças como Alzheimer, assim como doenças oculares como cataratas.

Melhora o desempenho sexual

Já que a beterraba é rica em boro, tem propriedades vasodilatadoras e promove a oxigenação do sangue e dos músculos. Entre eles estão incluídos os órgãos genitais, sendo que ao consumir este alimento está a ajudar ao aumento da irrigação do sangue, favorecendo o acto sexual.

É desintoxicante

Quando fresca, a beterraba contém fitonutrientes que promovem a redução da inflamação e fornecem substâncias antioxidantes, ajudando assim o corpo a eliminar toxinas.

É pouco calórica

O que significa que é boa aliada para quem quer emagrecer. Em 100g de beterraba, existem apenas 43 calorias sendo que a gordura é fracamente representada, com apenas 0,17g.

Melhora o trânsito intestinal

Dado o elevado teor de fibras, auxiliando assim quem sofra de obstipação.

Previne e combate a anemia

Por conter ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C, é um forte aliado no combate à anemia.

Ajuda a prevenir o cancro

Como contém não só vitamina C e A,mas também outros antioxidantes, como betalaína, que evitam os danos causados pelos radicais livres às células, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também proporcionam um efeito antiproliferativo, prevenindo o cancro da mama, fígado, cólon e bexiga;

Sumo de beterraba com todos

Para o/a ajudar a incluir este tubérculo na sua alimentação, vamos à receita deste sumo super antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante!

Ingredientes

2 colheres de sopa de beterraba ralada

¼ de copo de sumo de laranja

150ml de água de coco

1 colher de sopa de bagas de romã

1 colher de sopa de mirtilos

1 colher de sopa de linhaça

Preparação

Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora, triture tudo, e está pronto a servir. Quanto mais fresco estiver, mais saboroso fica!

Prometemos-lhe uma receita, mas aqui lhe deixamos mais uma, que vem diretamente da APDP – Asociação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Quem é amigo, quem é?

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.