Carregadinho de vitaminas. Sete razões para incluir o pêssego na sua dieta

Diana Rosa

Jornalista

“Com tantos frutos no cardápio do Escolher Viver e nunca falaram de mim?…” – Pois é, chegou a vez do pêssego. Um fruto tão tradicional na mesa portuguesa, e tem andado esquecido por aí. Ainda por cima, tem montes de benefícios que nem imagina! Além de ser docinho, ainda faz bem a uma série de coisas. Quem diria?

O pêssego é uma fruta cheia de fibras e com muita água, daquelas que representam um rico lanche a meio da tarde e que o/a vão deixar saciado até ao jantar. É uma ótima opção para incluir em dietas, além de ter altas quantidades de vitamina C, betacaroteno e antioxidantes que ajudam a combater os maléficos radicais livres, de forma a prevenir cancro e todo o tipo de doenças cardiovasculares.

Veja os 7 benefícios deste fruto:

Ajuda a perder peso

É um fruto com baixo teor glicémico, tem elevada quantidade de fibra e pouca de hidratos de carbono. É um dos frutos que melhor ajudam a controlar a fome.

Mantém a pele saudável

Graças à vitamina A e vitamina C, o pêssego é como um hidratante natural, que ajuda à produção de colagénio, e ao rejuvenescimento das células e tecidos cutâneos. O pêssego é inclusivamente muito utilizado para o fabrico de cremes faciais e corporais.

Ajuda a prevenir a diabetes

Quem tem diabetes, deve evitar alimentos com açúcar. E convém conhecer também alguns alimentos que auxiliem a baixar e controlar a glicose. O pêssego é um bom exemplo. Este fruto tem fitoquímicos, uma espécie de antioxidantes, que funcionam muito bem a controlar os níveis de açúcar no sangue. Com uma ressalva: Não coma pêssego enlatado, uma vez que esse é conservado em açúcar. Coma apenas o fruto ao natural.

Melhora o funcionamento do intestino

O intestino, que dizem ser o nosso segundo cérebro, tem de funcionar corretamente para que sejamos saudáveis. Como tem elevado teor de fibras – como o caso da pectina – o intestino vai absorver mais água, estimulando o funcionamento deste órgão e ajudando à formação do bolo fecal.

Ajuda a prevenir o cancro

Graças à vitamina C e ao betacaroteno, que são antioxidantes naturais, ajuda ao desenvolvimento de células saudáveis, eliminando toxinas, precavendo cancros como pele, pulmão, cólon, e mama.

Previne doenças cardiovasculares

Dada a presença do ferro, contribui para a oxigenação do sangue, e também da vitamina K, que impede que se formem coágulos sanguíneos.

Fortalece ossos e dentes

Devido à presença de minerais como cálcio, fósforo, ferro e flúor, que faz com que os ossos fiquem mais fortes e ajuda a recuperar de lesões. Os dentes agradecem, e a osteoporose mantém-se mais longe de si.

Ficou convencido/a? O que é que está à espera? Dirija-se ao mercado mais perto de si e compre uns belos pêssegos!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.