Casa arrombada, trancas à porta. Bem-vindo ao Dia Detox para fazer esquecer as asneiras do fim-de-semana!

Diana Rosa

Jornalista

Esteve de férias, foi a um casamento, um fim de semana bem regado ou dias de festa consecutivos. Comeu, comeu e bebeu tudo e mais alguma coisa. No final, o pensamento que o atormenta é: “Ai, não devia ter comido tanto” ou “acho que engordei 3 quilos nos últimos dias”. Fazer 1 ou 2 dias de detox pode ser importante para depurar o organismo, mais do que para perder peso (o que acaba por ajudar, mas não é esse o objetivo principal), pois vai estar a limpar o fígado, os rins, e a desinflamar o organismo de uma maneira geral.

Como sabe não somos médicos, e portanto isto é apenas uma sugestão, que no entanto sabemos que não serve para diabéticos, grávidas, hipertensos ou quem esteja a recuperar de alguma doença grave.

Para as pessoas não incluídas neste grupo, fazer um detox regularmente pode ser muito positivo para reequilibrar o corpo. Não significa passar fome. É claro que o objetivo é comer em menos quantidade, mas essencialmente o que importa é ingerir alimentos anti-inflamatórios, drenantes e ricos em vitaminas. O que está completamente proibido nesses dias são os açúcares e os alimentos refinados. Os dias de desintoxicação são compostos por um plano alimentar com poucas calorias, e por isso mesmo os especialistas recomendam que não exceda os 3 dias.

Vamos separar o tema por partes e saber quais são os prós e contras desta prática, o que deve comer e o que não pode comer de todo neste(s) dia(s).

Benefícios

  • Reduz dores de cabeça e enxaquecas
  • Reequilibra a pele, atenuando o acne, tez baça e oleosidade
  • Combate a retenção de líquidos e a celulite
  • Promove a qualidade do sono
  • Combate a obstipação e reduz o volume abdominal
  • Perda de peso e redução de inchaço
  • Melhora o funcionamento de rins, fígado e intestinos´

Possíveis efeitos secundários

  • Diarreia
  • Fraqueza ou tonturas
  • Irritabilidade
  • Tensão baixa

Quais os alimentos a incluir em dias de detox

Os alimentos mais importantes destes dias são os vegetais e a fruta, uma vez que têm elevado teor antioxidante, anti-inflamatório, fibras e vitaminas. Para tirar máximo proveito destes princípios, dê preferência a brócolos, alho, couve, cebola, lentilhas, espinafres, alface, na categoria dos vegetais. Quanto a fruta, quanto mais água fizer parte da sua composição melhor, por exemplo frutos vermelhos, melão, melancia, lima, limão, maçã, kiwi. Dê um turbo na desintoxicação adicionando especiarias, raízes ou algas como spirulina, canela, curcuma, gengibre e alecrim.

Para incluir proteína, escolha queijo ou iogurtes magros (ver os rótulos e ter atenção aos açúcares – a nossa velha máxima), e a sementes como cânhamo, chia ou girassol.

A gelatina sem açúcar, tal como a água e infusões ou sumos naturais, pode ser consumida sem culpas durante o processo de desintoxicação.

Deverá ainda beber pelo menos 2 litros de água por dia.

E os alimentos que não devem constar na lista?

Começamos por aqueles que têm glúten e lactose (como cevada, trigo ou centeio), e os cereais integrais também não são aconselhados, embora não totalmente eliminados do plano.

Café e refrigerantes também não devem estar incluídos.

De excluir completamente, está o leite de vaca, molhos, carnes (principalmente vermelha), todo o tipo de alimentos processados (fiambre, salsichas, batatas fritas e por aí fora), queijos gordos, farináceos, álcool e doces.

Os batidos e sumos

Os programas detox costumam ser constituídos essencialmente por batidos e sumos naturais.

Mas isso não significa que não sejam ricos em nutrientes ou saciantes. Nos sumos, lembre-se de incluir preferencialmente os frutos mencionados anteriormente, assim como frutos vermelhos e cítricos, que pode misturar com vegetais (quanto mais verde for a sua cor, melhor).  Os batidos ou smoothies convencionais costumam ser feitos com leite, mas neste caso poderá utilizar água de coco, bebida de arroz ou aveia. Tente incluir superalimentos nestas receitas, como bagas de goji por exemplo.

Como seria um plano alimentar num dia de detox?

Para lhe facilitar a vida vamos deixar aqui algumas receitas desintoxicantes que pode e deve incluir no seu dia de depuração!

Águas detox

Morango, pepino e manjericão – Num copo com água junte 1 morango em pedaços, 3 folhas de manjericão e 3 rodelas de pepino. Deixe repousar 5 minutos antes de beber

Frutos vermelhos, lima e hortelã – Coloque uma lima às rodelas, 2 colheres de sopa de frutos vermelhos e um punhado de folhas de hortelã num jarro de água. Mexa bem e deixe repousar durante uns minutos.

Maçã e canela – Coloque 1 maçã cortada em gomos e 1 pau de canela num jarro de água fresca e delicie-se.

Gengibre e limão – Num copo com água coloque 1 colher de chá de gengibre ralado e 1 colher de sopa de sumo de limão. Já está! É um excelente anti-inflamatório para beber em jejum ou ao pequeno-almoço.

Batidos detox

Laranja, cenoura e gengibre – Descasque 1 laranja e corte em cubos. Rale 1 cenoura e uma rodela de gengibre com cerca de 2cm e coloque os ingredientes numa liquidificadora. Coloque uma pitada de curcuma ou açafrão e outra pitada de pimenta preta. Triture tudo e beba.

Pera e espinafres – Corte 2 peras grosseiramente e junte 1 chávena de folhas de espinafre, 1 chávena de água, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 1 chávena de bebida de amêndoa, 2 colheres de chá de sementes de chia e 1 rodela de gengibre. Triture todos os ingredientes e está pronto.

Beterraba e maçã – Parta 1 beterraba e 2 maçãs em pedaços, junte 1 colher de sopa de sumo de limão, 6 rodelas de pepino sem casca e 1 colher de sopa de gengibre ralado. Triture e está pronto a servir.

Pratos detox

Sopa de ervilhas – Coloque numa panela 300gr de ervilhas, 1 cabeça de brócolos, 4 tiras de aipo e 750ml de água. Coza aproximadamente 30 minutos e no final coloque uma pitada de sal e pimenta. Triture tudo até obter uma consistência cremosa e se quiser tornar tudo mais crocante decore com pinhões ou sementes de cânhamo.

Salada multicolor – Numa taça, coloque 2 chávenas de morangos cortados em pequenos cubos, ½ chávena de cebola roxa cortada ou picada, 1 chávena de manga também cortada em cubos, 1 punhado de coentros frescos picados, 3 colheres de sumo de limão, 1 abacate picado, e 1 colher de chá de flor de sal. Misture tudo, leve ao frigorífico até ficar fresco e sirva-se!

Sopa de tomate – Junte 3 tomates, 1 pimentão verde sem sementes, 2 cebolas, 2 cenouras grandes, 1 alho francês, e ½ couve coração. Corte tudo em pedaços, coloque na panela e cubra de água. Deixe cozer 30 minutos e triture. Tempere a gosto. Bom proveito!

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