Cinco marcas vegetarianas que piscam o olho a quem gosta do sabor da carne

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Tornar-se vegetariano é, por vezes, muito difícil, pela introdução de novos paladares. Há diversas opções para quem ainda sente falta dos sabores que a antiga dieta lhe trazia, apesar de terem que ser consumidas com moderação.

No Escolher Viver não lhe falamos apenas de ingredientes a consumir para garantir uma transição mais fácil para a dieta vegetariana. Apresentamos-lhe, também, produtos que ajudam a fazê-lo.

A variedade de produtos com sabor semelhante ao da carne não acaba nos corredores de supermercado. Apesar de algumas marcas ainda não terem presença nas grandes superfícies portuguesas, é cada vez mais possível encontrar alternativas para as dietas vegetarianas. E cada vez são mais as marcas que apostam neste segmento. Até as próprias cadeias de hipermercados já criaram as suas linhas de produtos vegan, mas disso dar-lhe-emos conta num próximo texto.

Um pequeno alerta antes de listarmos algumas das marcas já existentes no mercado: consuma com moderação! Todos estes produtos, ou a sua grande maioria, são processados, sendo muito prejudiciais para sua saúde, quando comidos em excesso. Não pense que só por serem vegan estes alimentos são super saudáveis.

Aviso dado, sem mais demoras, aqui seguem algumas das marcas. Aqui fica a ressalva: destacamos estas (embora haja mais…) apenas com caráter informativo. Nenhuma delas patrocinou este texto ou deu ao Escolher Viver qualquer contrapartida por ser referida neste artigo.

Beyond Meat

Fundada em 2009, nos Estados Unidos da América, a Beyond Meat é uma das marcas a protagonizar a indústria vegetariana. Apesar de os seus produtos serem mais facilmente adquiridos nas mercearias e mercados biológicos, também se encontram em alguns hipermercados.

Além de ter uma grande variedade de produtos, também tem impacto ambiental muito baixo, sendo que a sua produção acarreta menos 90% de água, traz menos 93% de impactos para o solo usado e liberta menos 90% de emissões de gases de efeito de estufa (GEE). Também necessita de menos 46% de energia, em relação ao hambúrguer de vaca normal.

Os produtos da Beyond Meat, nomeadamente o Beyond Burger, são produzidos, essencialmente, por água e proteína de ervilha ou de arroz integral, além dos demais ingredientes.

Mas, apesar de terem menos calorias e gorduras do que os hambúrgueres de vaca, não é aconselhado o consumo excessivo dos produtos desta marca, devido ao facto de serem altamente processados, como referido acima. Por isso, recorra a eles quando sentir falta do sabor da carne. Ou se tiver saudades, claro. Afinal, dias não são dias…

Nobre – Vegalia

Reconhece o nome da marca por ser muito famosa pela sua variedade de produtos, desde salsichas, fiambre, queijo, e muito mais.

Em 2018, a Nobre criou uma nova gama de produtos, de forma a incluir as pessoas que começam a reduzir ou a excluir as quantidades de carne da sua alimentação.

Para isso, trazem fatiados de soja com diferentes sabores, salsichas sem proteína animal, hambúrgueres com paladares muito distintos, e, ainda, refeições 100% vegetarianas.

Estes produtos premeiam pela sua versatilidade: ora seja uma sandes de fatiados para o lanche, como preparados de salsichas e/ou hambúrgueres para o almoço.

Veg In

Se já deu uma espreitadela pelo corredor biológico, certamente que se deparou com muitos produtos desta marca.

A Veg In foi oficialmente criada em 2014, e começou por ser pensada numa gama de produtos que tanto desse para os vegetarianos, como para os omnívoros. No entanto, optaram por deixá-la restrita às pessoas cuja alimentação se faz à base de vegetais.

Como as outras duas marcas referidas anteriormente, a Veg In tem uma vasta série de produtos, desde hambúrgueres vegetarianos, de caril, abóbora, azeitona, e muito mais sabores, até pratos já preparados, como feijoadas e jardineiras.

Destacamos, no entanto, a imensa variedade de enchidos vegetarianos, que é possível encontrar nos corredores de supermercado. Poderá fazer uma feijoada com morcela, chouriço, farinheira, ou poderá ainda comer uma alheira à parte, tudo vegetariano e com um sabor semelhante aos de origem animal.

Nestlé – Garden Gourmet

Com um passado distante, idealizada nos anos 70 e fundada 15 anos mais tarde, a Garden Gourmet chegou a ser líder dos mercados finlandês e sueco. Quando se juntou à Nestlé, em 2016, expandiu-se por toda a Europa e o slogan “0% carne e 100% sabor” tornou-se um sucesso.

De todas as marcas, esta, dizem os especialistas vegans, é a que mais se assemelha ao paladar da carne, contando com produtos como almôndegas, diferentes tipos de hambúrguer, nuggets, e, ainda, picado vegetal.

Para garantir este sabor distinto, usam, na sua confeção, ingredientes como soja e farinha de trigo. Isto torna os produtos muito versáteis e fáceis de incluir em qualquer refeição.

Iglo – Green Cuisine

A iglo é outra marca a não excluir quem abandonou a alimentação de origem animal. A Green Cuisine chegou aos mercados portugueses com as famosas “Veggie Bowls”, que consistem num misturado de diferentes vegetais congelados, onde o bulgur, a quinoa, os couscous e o trigo sarraceno são os protagonistas.

No entanto, veio a expandir a sua gama de produtos, para os douradinhos vegetarianos, chamados de “Fingers de Espinafres” e “Veggie Fingers”, e, também, para os hambúrgueres, almôndegas, e chilli sem carne.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.