Cinco saladas obrigatórias para uma vida saudável e sem quilos de culpa

Escolher Viver

O verão ficou para trás e com ele a praia e a piscina. Mas, atenção, as saladas não são apenas um prato de verão. São uma excelente opção para quem quer perder peso sem milagres e dietas malucas. Damos-lhe cinco exemplos de saladas que pode comer todo o ano. Bonitas, saudáveis e muito nutritivas.

Salada de frango

Um clássico. Alface fresca, uns belos tomates maduros, dois peitos de frango cozidos (400 gramas) e desfiados, umas rodelas de pepino, que dá frescura e sabor, umas fatias de maçã verde muito fininhas e ainda pode juntar umas folhas de rúcula, umas lascas de parmesão e umas nozes. Azeite q.b ou um iogurte 0% de gordura. E eis uma salada para quatro pessoas.

Salada grega

É fresca, altamente nutritiva, e o seu toque internacional dá um colorido especial às suas férias. A verdadeira salada grega faz-se com queijo Feta, um queijo branco denso, que já encontra em qualquer supermercado (se achar o sabor muito forte, substitua por queijo fresco, mas… não é a mesma coisa). Tomate fresco aos cubos, pepino, pimento vermelho e verde, azeitonas, um pouco de azeite e oregãos. Uma delícia.

Salada de atum

O atum em lata é dos alimentos mais versáteis. Se quer perder peso, prefira o atum ao natural, conservado em água, em vez do escorrido em azeite ou óleo. Tomates aos gomos, alface, cebola, pepino, ovo cozido. Ao almoço não precisa do feijão frade, mas se puser um pouco não vem mal ao mundo.

Salada de salmão fumado

Vá, não tem de colocar o salmão às florzinhas como na foto, mas se lhe juntar alface, couve roxa, milho, ovo cozido e tomate, tem uma bela salada. Há quem goste de uns gomos de laranja do Algarve, que casa bem (e anula) com a gordura do salmão. A ideia não é comer uma travessa inteira, é partilhar em família, para depois continuar a gozar a tarde na piscina ou a ler um livro à sombra.

Salada vegetariana

Não tem de ser vegetariano, mas uma salada só com legumes crus e cozidos/grelhados é altamente nutritiva para um almoço frugal. Tomate cherry, cenouras às rodelas, pepino, courgete grelhada, beringela grelhada, beterraba, batata doce são ingredientes que combinam bem numa salada vegetariana. Até pode fazer em modo espetada e vai ver que os olhos também comem…

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.