Como fintar a gripe e constipações sem recorrer a medicamentos

Escolher Viver

No Escolher Viver estamos longe de ser negacionistas das evidências da ciência e dos fármacos, mas também acreditamos no poder dos alimentos naturais e nas tradições ancestrais. Estas duas partes, aparentemente antagónicas, não têm de viver sempre separadas. A nutricionista Paula Cristino, do Hospital Cruz Vermelha, apresenta aqui algumas indicações para quem prefere tratamentos naturais ou, simplesmente, não pode tomar alguns dos fármacos mais habituais no tratamento da gripe e constipações.

Saber escolher os alimentos a que devemos dar preferência quando estamos com  gripe é importante para garantir o nosso bem-estar, pois uma alimentação cuidada contribui para diminuir os sintomas mais frequentes, tais como dores de garganta, dor de cabeça, nariz entupido, tosse seca e dores musculares.

Durante este período é importante aumentar a ingestão de calorias e de líquidos, uma vez o nosso organismo aumenta o metabolismo para compensar o desgaste na luta contra a doença e beber água aumenta a diurese. Desta forma, garantimos a libertação de toxinas pela urina.

Os melhores alimentos para se comer enquanto estamos com gripe são chás, sopas, frutas frescas e legumes.

Para os sintomas mais frequentes existem alguns remédios caseiros:

Dores de garganta

Faça uma infusão de orégãos com limão: ferva água com 3 colheres de sopa de orégãos. Coe e adicione sumo de meio limão e beba quando estiver morno.

Os orégãos são ricos em antioxidante e uma boa fonte de fibra, vitamina A, K, ferro e cálcio. Têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Dores de cabeça

Num copo de água à temperatura ambiente adicione uma colher de sobremesa de vinagre de maçã e beba.

O vinagre de maçã ajuda a equilibrar os níveis alcalinos e de ácidos do organismo, responsáveis pelas dores de cabeça.

Nariz entupido

Faça uma infusão de gengibre com mel e canela: num litro de água coloque 4 rodelas de limão, 5 rodelas de gengibre, mel a gosto e um pau de canela ou uma colher de café de canela em pó.

O gengibre é um anti-inflamatório natural e um poderoso antioxidante. Por ser um bom analgésico natural é também uma excelente opção para as dores de cabeça.

Tosse seca

Faça um xarope de mel com orégãos: Num copo de vidro, adicione uma colher de sopa de mel e uma colher de café de orégãos. Aqueça por breves instantes no microondas. Deve tomar quando estiver morno. Pode ser tomado até 3 vezes por dia.

Ambos têm propriedades antitússicas que ajudam a acalmar a tosse. No entanto, esta receita caseira não deve ser administrada a crianças com menos de 3 anos de idade, devido ao risco de botulismo.

Dores musculares

Faça uma infusão de chá de ervas: num frasco de vidro escuro junte 2 colheres de sopa de extrato de valeriana, 1 colher de sopa de extrato de casca de salgueiro-branco e 1 colher de sobremesa de extrato de gengibre. Deve tomar meia a uma colher de chá, diluída em 60 ml de água morna, cerca de 4 vezes ao dia. Estas ervas possuem propriedades sedativas, anti-inflamatórias e antireumáticas.
 

Este conteúdo foi publicado no âmbito da parceria entre o Hospital Cruz Vermelha e o site Escolher Viver

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.