Como saber qual o melhor exercício para si? Temos cinco perguntas para lhe fazer

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Não sabe como começar e qual o exercício que mais se adequa a si? Nós ajudamos! Através de 5 perguntas, conseguirá conhecer melhor o seu corpo e os seus objetivos e delinear o plano de treinos ideal.

Antes de começar a treinar, deve fazer certas perguntas a si mesmo, que levarão a uma boa seleção de exercícios e a melhores resultados. Mas se tem dúvidas, não avance sem a ajuda de um profissional qualificado. Más práticas ou posturas erradas podem trazer complicações .

Qual é o meu objetivo?

A definição de objetivos é muito importante para um bom planeamento de treinos, visto que cada exercício se destina a uma necessidade.

Deve-se perguntar se está a tentar perder peso ou se o seu maior objetivo é largar o sedentarismo e adotar um estilo de vida mais ativo. Ou ainda se está a tentar ganhar músculo.

Ao responder a esta pergunta, torna-se mais fácil delinear um plano de treino capaz de obter resultados mais rápidos e eficazes.

O que gosto realmente de fazer?

A paixão pelo exercício é essencial para o cumprimento dos objetivos que traçou. Tal leva a que exista um maior foco e que a motivação perdure durante mais tempo.

Se gosta de exercícios de cardio ou se prefere musculação, procure incluí-los no seu plano de treinos. Ou até mesmo saber se gosta mais de treinar sozinho ou em grupo. Procure estar no ambiente mais confortável ao seu desempenho desportivo.

Quando posso treinar?

É muito importante que trace um plano de exercícios realista, em relação ao tempo livre que tem para o exercício físico. Não crie grandes ambições para a regularidade de treinos, se depois não conseguirá cumpri-las.

É melhor optar por treinar menos dias ou menos horas por semana, mas com uma boa seleção e intensidade de exercícios, do que reparti-los por horários que não coincidem com o seu tempo.

Quanto posso gastar?

A resposta poderá começar logo no zero. O exercício físico não requer que se gaste muito dinheiro para ter grandes efeitos. Poderá começar por fazê-lo em casa e, caso queira investir em mais materiais e mais ajuda, poderá comprá-los ou recorrer a um ginásio.

Mas não se esqueça que o exercício físico sem supervisão de um profissional pode causar lesões. Por vezes, é melhor investir no início para evitar maiores gastos no futuro.

Quais são os meus limites?

É essencial conhecer os seus limites e não os ultrapassar. Escolha modalidades ou tipos de exercício que se adequem às suas limitações, quer seja pela idade ou por outros fatores físicos. Lembre-se que o tipo de treino que serve ao seu amigo pode não ser o indicado para si.

5 tipos de treino para experimentar!

Depois de preencher este questionário, está apto para conhecer quais os melhores exercícios para si. Sugerimos-lhe cinco ideias de treinos que se poderão adequar às suas necessidades.

Treino funcional

Trata-se da reunião de exercícios de musculação, de cardio, atividades aeróbicas e até mesmo de flexibilidade. Além disso, poderá ter uma grande intensidade, sem despender de muito tempo de exercício.

Treino de força

Este tipo de treino é ideal para quem quer perder peso e manter uma boa densidade óssea, pois fortalece os músculos e ajuda na queima de calorias. Além disso, também tem o poder de auxiliar o equilíbrio e de prevenir quedas.

Treino de aeróbica

Poderá optar por corridas e caminhadas ou até mesmo nadar ou andar de bicicleta. Meia hora diária é suficiente para obter grandes resultados em diversos objetivos, entre os quais a perda de peso, melhoria da circulação e a prevenção de doenças.

Treino de flexibilidade

Talvez pense que o yoga, o pilates e outros exemplos de treinos de flexibilidade não estão de acordo com os seus objetivos. Engana-se! Estas atividades trazem grandes benefícios que acabam por se refletir na prática de outros exercícios, como a melhoria da postura e da respiração.

Além disso, são conhecidos pelas suas capacidades de relaxamento e redução do stress e ansiedade, que poderá melhorar o seu desempenho desportivo.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.