Conheça a atividade física que veio da Finlândia e que põe 600 músculos do nosso corpo a mexer

Diana Rosa

Jornalista

Caminhada Nórdica. Já ouviu falar? O nosso imaginário remete-nos imediatamente para países frios, fiordes e florestas idílicas. Mas desengane-se quem pensa que esta atividade só se pode praticar na Noruega, Dinamarca ou Suécia! Aliás, ela está a ganhar cada vez mais adeptos no Sul da Europa. Portugal incluído. Fomos saber porquê.

A caminhada nórdica surgiu na Finlândia, sendo praticada essencialmente no verão como alternativa ao ski. Mas rapidamente deixou de ser uma atividade exclusiva aos praticantes deste desporto de inverno e estendeu-se ao público em geral, estando agora a ganhar muitos aficionados por terras do sul da Europa.

O Nordic Walking é, nada mais nada menos, do que caminhar com o auxílio de uns bastões concebidos para este exercício, em que o praticante consegue trabalhar não só a parte inferior do corpo, como também a parte superior.

Segundo a informação que recolhemos junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, ao fazer esta caminhada “movemos cerca de 600 músculos (o que corresponde a cerca de 90% do corpo humano), incluindo ombros, braços, costas, abdominais e pernas, ajudando assim à flexibilidade geral do corpo”.

A quem se destina?

A caminhada nórdica é um ótimo desporto de resistência, mas tudo varia consoante a intensidade escolhida por cada praticante. Destina-se a pessoas de todas as idades que queiram iniciar a prática de atividade física ou manter a forma. Tenha 8 ou 80 anos, é sempre uma boa altura para experimentar este exercício, e adequá-lo à sua resistência física e aos objetivos que pretende alcançar. O importante é ter o material adequado e força de vontade!

Quais são os benefícios?

Começando pelo que todos querem saber, ao praticar esta atividade poderá queimar cerca de 580 calorias por hora. Mas há mais:

– Tonifica todo o corpo

– Melhora a postura e a coluna vertebral

– Previne doenças cardiovasculares

– Previne a osteoporose

– Alivia o stress e relaxa a tensão muscular

– Previne o colesterol e a diabetes

– Evita episódios agudos de asma

Qual o equipamento necessário?

A boa notícia é que este desporto não requer um grande investimento. Basta adquirir os bastões (habitualmente vendidos a preços bastante acessíveis) em qualquer loja de desporto, e ter calçado e roupa confortável como se de uma caminhada normal se tratasse.

Onde praticar?

Na praia, no campo, em parques, onde quiser! Pode começar por optar por um terreno plano, e ir aumentando a inclinação. A caminhada nórdica é uma boa sugestão para cuidar do corpo e do espírito!

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