Cuidado com a postura! Cinco dicas para andar de cabeça erguida

Diana Rosa

Jornalista

É um dos maiores pesadelos dos nossos dias, e um dos mais difíceis de corrigir. Com os hábitos de trabalho que tem grande parte da população, metade de nós passa o dia curvado, torto, numa posição corporal que afeta a nossa coluna e os nossos músculos de dia para dia. Mas há forma de corrigir.

Seja o computador, o tablet ou o telemóvel, todos eles contribuem para que tenhamos dores nas costas, de cabeça e nas pernas, para além de ser um mal que também prejudica a circulação sanguínea. A cadeira onde trabalhamos nem sempre é a mais apropriada, os ecrãs não estão posicionados como deviam, e as pernas… ah, essas pernas cruzadas! É bom não é? Não. É péssimo! E ninguém aqui quer virar o corcunda de Notre Damme, pois não? Então, passemos à prática. Quais são afinal os truques para cuidar bem da nossa coluna e do nosso corpo?

Disciplina

Foque-se no seu corpo. Ombros para trás, peito para fora, olhar em frente. Parece um treino militar, mas não. Estes são os princípios base para uma postura correta. Estique as costas e endireite a cabeça de forma a que fique alinhada com os ombros. Parece fácil, mas não é. E disciplinar-se de maneira a reunir todos estes princípios vai levar algum tempo.

Se está sentado, descruze as pernas! Manter as pernas paralelas e com os dois pés bem assentes (de preferência com um repousa pés apropriado para o efeito) é meio caminho andado para estar direito e não sofrer com problemas de coluna.

Espaço de trabalho e pausas

Se passa grande parte do seu dia num escritório a trabalhar à secretária, é importante saber como colocar os equipamentos e escolher a melhor cadeira para se sentar .

Tenha atenção em optar por uma cadeira que tenha um apoio total de costas, até à cabeça. Não se esqueça da zona lombar. Há várias almofadas para esse efeito disponíveis no mercado, que vão ajudar a evitar as famosas dores nas cruzes, e a manter-se direito.Mas não fica por aqui.

A sua mesa de trabalho deve permitir que os seus braços estejam bem apoiados verticalmente ao seu corpo, e o ecrã deve estar à altura dos seus olhos, para evitar que baixe a cabeça e curve as costas enquanto está ao computador.

De 30 em 30 minutos faça pausas. Levante-se, dê alguns passos, tome um pouco de água e alongue os seus braços e pernas. Permita-se relaxar em pequenos intervalos ao longo da sua jornada de trabalho.

Faça exercício

Um conselho que nunca fica de fora de lista nenhuma que pretenda promover a boa forma física. Para melhorar a postura vertebral, dê preferência a exercícios de baixo impacto como natação, caminhada, volei ou dança. Mas se quer resultados mais eficazes, complementar estas atividades com yoga, pilates ou body balance, vai ajudá-lo a encontrar uma postura correta, alongar todo o corpo, melhorar o seu equilíbrio, e promover o relaxamento e a saúde mental.

Descanse

A boa notícia é que o descanso é fundamental para melhorar a sua postura. Aconselhamos que recorra a um especialista para que faça a escolha do colchão correto para a sua cama. Mas há mais. As almofadas são imprescindíveis para que nos mantenhamos direitinhos enquanto dormimos e para que as dores desapareçam.

Há almofadas próprias para quem dorme especificamente em cada posição. Há ainda truques adicionais que o vão ajudar. Se dormir de barriga para cima, opte por colocar uma almofada por baixo das pernas, na zona dos joelhos. Se dormir de lado, aconselha-se a que coloque uma almofada entre as pernas para que a coluna não esteja em esforço. Já dormir de barriga para baixo, é muito bom mas não é aconselhado.

Escolha o calçado adequado

Pense que os seus pés sustentam o peso todo do seu corpo ao longo de uma vida inteira. Então está na hora de lhes dar a devida atenção, e escolher o melhor calçado para que não chegue ao final do dia com dores em todo lado.

Alerta, senhoras! Os sapatos de salto alto são um ícone de elegância, e que transformam qualquer look num momento “cheguei, vi e venci!”. Mas atenção: Não queremos tirar-vos o docinho da boca, mas se querem cuidar das vossas costas, guardem os stilettos para ocasiões formais ou especiais, e evitem andar em cima deles todos os dias sem exceção.

O que não significa que não se possa usar calçado elegante. O truque está na altura do salto. Para efeitos de uma boa postura, o indicado é que não ultrapasse os 5 centímetros e que tenha uma base de apoio larga o suficiente para evitar desequilíbrios e tenha uma boa sustentação.

Usar sapatos rasos também tem regras. Tente escolher calçado que tenha alguma altura atrás e que o pé não fique em ângulo raso. As suas costas agradecem, e os seus calcanhares também.

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