Cantor Carlos Alberto Moniz apela à ajuda à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
Dá muito trabalho a comer? Dá, é verdade. Mas nem imagina o bem que lhe faz
Hoje falamo-lhes da romã. Esse fruto velhinho e cheio de capacidades medicinais, que a maior parte de nós não sabe como descascar e dá tanto trabalho que se desiste de comer antes sequer de começar. Mas não desista. Por alguma razão se diz que a romã atrasa o envelhecimento.

A romã teve origem na Pérsia, no sul da Ásia, e foi trazida pelos fenícios até terras do mediterrâneo onde nós, os portugueses, pegámos nela e a difundimos pelos povos da América do Sul. Este fruto gosta de uma boa exposição solar, e como tal, pelo nosso país é produzido essencialmente na região algarvia. No entanto, este poderoso antioxidante tem vindo a perder fãs ao longo do tempo e a sua produção tem vindo a ser reduzida. Mas no Escolher Viver somos pelos frutos sazonais, e não é por acaso que esta época de Outono/Inverno é tão característica pela presença de grandes cestos de romã nos supermercados. A verdade é que a natureza sabe o que faz, e se existe, é porque faz bem.
A romã é uma fonte importante de flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que ajudam a prevenir diversos tipos de cancro, Alzheimer, entre outras doenças, atuando também como anti-inflamatório e antisséptico. Antigamente este fruto era comido de forma isolada, mas hoje em dia a sua utilização é cada vez mais variada, estando presente em saladas, misturado no iogurte ou na granola, mas que também é uma ótima escolha para fazer um sumo ou uma infusão.
Por isso, não negue à partida este fruto superpoderoso e veja aqui os seus benefícios.
Fortalece o sistema imunitário
Por ser rica em vitamina C e antioxidantes, a romã atua no bloqueio de processos bacterianos, aumentando ainda a quantidade das chamadas bactérias boas necessárias ao intestino. Posto isto, este fruto promove a saúde da flora intestinal, assim como a absorção de vitaminas e previne doenças respiratórias como gripes e constipações, diarreia e herpes.
Previne o cancro
Dada a presença de flavonoides e taninos, os antioxidantes que mencionamos tanto como preventivos de vários cancros, neste caso de próstata, pulmão, pele e mama. Estes antioxidantes não se encontram só na polpa, mas também na casca, e é por isso que nada deve ser desperdiçado. Aproveite as cascas para fazer um chá.
Previne o Alzheimer
Também devido aos antioxidantes e às propriedades anti-inflamatórias, que atuam no equilíbrio das funções cerebrais e melhoram o funcionamento da memória. Este benefício é encontrado principalmente na casca da romã, onde se concentram 10 vezes mais antioxidantes em comparação com a polpa.
Reduz a pressão arterial
Os antioxidantes têm de facto um poder geral no nosso organismo. E também são eles que têm a capacidade de promover a flexibilidade dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo do sangue de forma a prevenir a tensão elevada, para quem ainda não desenvolveu a doença. Para quem já sofre com esta patologia, alguns estudos demonstram que ao beber um copo de sumo de romã por dia pode estar a ajudar a controlar os níveis da tensão.
Previne doenças cardiovasculares
Nomeadamente enfarte, aterosclerose ou arritmia. Dadas a sua ação anti-inflamatória, o sumo da romã promove um aumento do colesterol bom e diminui a quantidade de triglicéridos no sangue, que é uma gordura que provoca habitualmente o aumento do risco de doenças cardíacas.
Previne o envelhecimento
Principalmente no que diz respeito à pele. Este fruto tem um teor elevado de elagitaninos, catequinas e antocianinas, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem a pele dos malefícios do sol, contribuindo para prevenir o cancro de pele e o envelhecimento precoce. A romã é ainda benéfica no tratamento de pele demasiado oleosa e problemas de acne.
Previne a diabetes
Uma vez que os seus antioxidantes contribuem para o bom funcionamento do pâncreas, sendo este o responsável pela produção de insulina. As propriedades desta fruta ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, mesmo para quem já tem a doença.
Ajuda na perda de peso
Por ser pouco calórica, mas também por ser rica em água e em fibras, é diurética e previne a retenção de líquidos. Além disso, ajuda no controlo da fome.
“Mas a romã dá muito trabalho!” – pois bem, vamos deixar aqui uma dica para descascar em 3 passos, sem andar às voltas e voltas até obter o verdadeiro prazer.
- Coloque a romã em cima da bancada e a palma da mão por cima. Pressione ligeiramente e rode para soltar os bagos
- Corte ao meio
- Vire cada romã para baixo e, com uma colher, bata com força na casca para que os bagos caiam para dentro de uma tijela.
Et voilá!