Dez filmes, séries e documentários que podem mudar a sua vida

Izabelli Pincelli

Produtora de Conteúdos

Alimentação sustentável, estilo de vida, vida saudável, saúde mental. Aos poucos, estes termos entram cada vez mais no nosso quotidiano e são objeto de criação artística e de reflexão audiovisual. No Escolher Viver não promovemos lavagens cerebrais, mas achamos que devemos dar aos nossos leitores ferramentas para refletirem sobre o seu modo de vida. E, por isso, neste início de ano, selecionámos dez filmes, séries ou documentários que pode ver nas plataformas de streaming sobre estas temáticas.

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

A mecanização dos trabalhos agrícolas e o uso de pesticidas, fertilizantes e combustíveis fósseis afetam cada vez mais o nosso planeta.  Neste documentário, Kip Andersen e Keegan Kuhn partilham os impactos da agricultura agropecuária na conservação da biodiversidade, nomeadamente no desmatamento, na emissão de gases do efeito estufa e na poluição a nível global. O nome é um trocadilho com a palavra “cow” (vaca) e “conspiracy” (conspiração) e desde a sua estreia, em 2014, que tem inspirado diversas pessoas a adotarem um estilo de vida vegan e mais sustentável.

Onde ver: Netflix; Página oficial do documentário

What the Health

Dos mesmos realizadores de Cowspiracy, este documentário, estreado em 2017, mostra o impacto do consumo de carne, ovos e laticínios na saúde, em especial na doenças crónicas, como o cancro e a diabetes tipo 2. Através de testemunhos de pacientes e entrevistas com profissionais, organizações de saúde e farmacêuticas, a longa metragem critica os interesses monetários que envolvem essa indústria e apresenta os benefícios de uma dieta rica em vegetais.

Onde ver: Netflix

The Game Changers

O documentário segue um lutador do “Ultimate Fighting Championship” (UFC) que parte em busca de respostas sobre a alimentação, a proteína e a força. Com nomes como Arnold Schwarzenegger, Jackie Chan, Lewis Hamilton, Novak Djokovic e Chris Paul como participantes, foca-se numa dieta baseada em vegetais.

Onde ver: Netflix

Resumindo: A Mente

A série mergulha na mente humana com o intuito de explicar como o nosso cérebro controla o resto do nosso corpo. Constituída por duas temporadas, tem desde explicações mais comuns, como a ansiedade, a criatividade e a personalidade, até às mais complexas, como o comportamento do nosso cérebro diante de uma lavagem cerebral.

Onde ver: Netflix

De Gordos à Meta

Um grupo de 12 ex-obesos juntam-se para correr a maratona de Ragnar Relay, de 322 km, em Miami. O documentário, de cerca de 40 minutos, apresenta as ligações criadas pelos indivíduos da equipa através das semelhantes dificuldades e das novas adaptações enfrentadas para vencer desafios e estigmas.

Onde ver: Apple TV, YouTube, Google Play, iTunes

Surfar por uma Nova Vida

A curta-metragem de 27 minutos segue a vida de Bobby Lee, um veterano da Guerra do Iraque que vê a sua saúde mental afetada com os traumas da guerra e acaba por desenvolver tendências suicidas. A sua vida muda quando conhece Van Curaza, ex-surfista e presidente e fundador da Operation Surf, uma associação responsável por ajudar veteranos a encontrarem consolo no desporto.

Onde ver: Netflix

Açúcar! (That Sugar Film)

Neste filme australiano, Damon Gameau sai em busca da verdade sobre o açúcar. Numa jornada única, o cineasta decide consumir uma dieta rica em açúcar para mostrar os efeitos do mesmo num corpo saudável. Contudo, o que torna o filme interessante é a escolha dos alimentos, que são processados, mas são rotulados como “saudáveis”.

Onde ver: Apple TV, Google Play

Até aos Ossos

Protagonizado por Lily Collins, o filme conta a história de Ellen, uma jovem com anorexia que vê a sua doença piorar cada vez mais. Quando está a perder as esperanças, a jovem conhece o Dr. William Beckham (Keanu Reeves), um médico pouco convencional que a desafia a encarar a sua doença e a viver a vida.

Onde ver: Netflix

A Teoria de Tudo

Baseado na história verídica de Stephen Hawking, um dos astrofísicos mais famosos do mundo, o filme conta uma parte da sua vida, focando no seu relacionamento, estudos e na superação de viver com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa do sistema nervoso que acaba por afetar a sua vida, em especial a sua relação com Jane Hawking, a então esposa. A obra é uma adaptação do livro Travelling to Infinity: My Life with Stephen escrito pela mesma.

Onde ver: Netflix, Apple TV, Google Play

Livre

Baseado em factos reais e no livro do mesmo nome, a longa-metragem segue a história de Cheryl Strayed, que, após um divórcio e a perda da mãe, acabou numa fase de autodestruição por heroína. Em busca de uma nova vida e uma mudança na saúde mental, Cheryl decide fazer uma caminhada de 1100 milhas pela costa do Oceano Pacífico.

Onde ver: Apple TV, Google Play

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.