Dói-lhe o pescoço? Estes 5 alongamentos vão aliviar-lhe o sofrimento

Diana Rosa

Jornalista

Chega ao final do dia, e habitualmente é isto que sente. Depois de o despertador ter tocado cedo, de ter passado horas no trânsito e o resto do dia sentado sempre na mesma posição… sai do trabalho e traz compras pesadas para casa. E o pescoço, coitado, sofre as consequências. Dor, tensão, não sabe bem o que fazer para aliviar isto? Vai ficar a saber agora.

Não são receitas milagrosas, que isto da saúde não se compadece com milagres. Em muitos casos, as dores no corpo que sentimos são resultado de tensões acumuladas e más posturas que se vão eternizando. Está na altura de mudar isso. Mas se as dores no pescoço, por exemplo, são já uma realidade, conheça os 5 alongamentos que deve fazer para aliviar esse sofrimento.

Rotação lateral

Devagar, incline o pescoço para o lado direito, até que a orelha toque no ombro (ou o máximo que conseguir). Convém que não levante o ombro, porque aí não vai estar a alongar e vai contrariar o efeito de relaxamento. Depois, leve a cabeça ao centro novamente, e faça o mesmo movimento para o lado esquerdo. Repita 10 vezes para cada lado, sempre com calma. Nada de movimentos bruscos.

Rotação 180º

Sentado ou em pé com as costas direitas e o tronco bem vertical, vire a cabeça para a direita, olhe bem lá para trás, depois rode para a esquerda, e repita 10 vezes.

Flexão frente

Devagar, dobre a cabeça bem para a frente, para que o queixo fique encostado ao peito. Deixe-se ficar assim  5 segundos. Volte a levantar a cabeça, e repita o alongamento 10 vezes.

Extensão trás

Levante a cabeça, olhe para o teto e continue a incliná-la para trás, o máximo que conseguir. Permaneça 5 segundos lá atrás, e lentamente volte à posição inicial. Repita 10 vezes.

Extensão com ajuda da mão

Incline a cabeça para a direita, para que a orelha toque no ombro, mas desta vez auxilie o alongamento para atingir o seu máximo com a ajuda da mão, neste caso a direita. Puxe bem a cabeça e mantenha a posição 30 segundos. Desfaça a posição e repita o mesmo, para o lado esquerdo.

Para uma ajuda mais eficaz, faça uma massagem, de preferência com uma pomada anti-inflamatória. Outra coisa muito importante que o pode ajudar a não ter dores com tanta regularidade, é exercício físico. A atividade física não serve só para perder peso, serve essencialmente para o fortalecimento dos músculos, ossos, e funcionamento dos órgãos. Portanto, para ser saudável.

Se gostou deste texto, veja este vídeo sobre as dores nas costas.

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