Dormir emagrece? Seis benefícios de uma boa noite de sono. E como consegui-la

Diana Rosa

Jornalista

Sim, é verdade, já aqui lhe falámos da importância de uma boa noite de sono. Mas é tão importante, tão importante, que lhe apresentamos um novo texto, com mais informação. Porque o que descansar de noite é a energia que vai ter de dia. Nunca se esqueça: não desvalorize os sinais do seu corpo. Consulte o seu médico, não se automedique.

Longe vão os tempos em que ouvíamos dizer que dormir engorda. O mito foi desfeito e sabe-se hoje que dormir bem tem efeitos decisivos para a saúde e bem-estar, assim como para a perda de peso.

Na verdade, é durante o sono que o corpo se restabelece. Além disso, dormir bem promove a regulação das hormonas da fome presentes no organismo, como a leptina e a grelina, assim como também ajuda a reduzir os valores de cortisol no sangue. O cortisol é a conhecida hormona do stress que é prejudicial a quem precise emagrecer, uma vez que é o responsável pelo aumento de açúcar no sangue e da pressão arterial, contribuindo também para que tenha mais apetite.

Não há receita que dê para todos no que diz respeito às horas de sono, mas estima-se que, de uma maneira geral, dormir entre 7 a 8 horas por dia seja o ideal para recuperar a energia e manter-se saudável.

Vamos ver mais de perto os 6 benefícios que destacamos quando se tem uma boa noite de sono:

1 – Diminui o stress

Além de promover a neutralização dos radicais livres, a melatonina melhora a qualidade do sono, produz ação antioxidante e retarda o envelhecimento. Tem ainda um papel fundamental na prevenção da depressão.

2- Controla o apetite

Quanto melhor dorme, menos fome tem durante o dia. Graças à regulação das hormonas da fome, ao dormir pelo menos 7 horas faz com que sinta menos necessidade de obter energia recorrendo à comida.

3- Ativa a memória

Enquanto dorme, o cérebro tem o papel de consolidar a informação que adquiriu ao longo do dia e fazer com que retenha e fortaleça as novas memórias.

4- Rejuvenesce a pele

Sabemos que quando dormimos pouco, as olheiras acompanham o nosso rosto ao longo de várias horas. Dormir bem não só evita que isso aconteça, como também previne as rugas e linhas de expressão, ajudando a que a pele seja mais jovem e luminosa.

5- Melhora o foco e concentração

O sono serve para descansar, e com isso aumenta a capacidade cognitiva e de atenção. Atividades como estudar, ler, escrever, conduzir ou trabalhar, requerem que o cérebro esteja fresco para enfrentar os vários momentos de foco ao longo do dia.

6- Ajuda o sistema imunitário

Dormir bem é uma boa ajuda para combater infeções e a recuperar de constipações e gripes, uma vez que durante o sono o corpo produz proteínas que fortalecem as defesas do nosso organismo.

Para que durma bem, deixamos alguns princípios básicos de uma boa noite de sono:

– Coma refeições leves e de fácil digestão no final do dia

– Planeie. Aponte na sua agenda o que tem a fazer e o que precisa resolver no dia seguinte. É a   melhor forma de se deitar sem estar a pensar nas tarefas que tem por realizar.

– Beba um chá de ervas que não contenha cafeína, como cidreira, tília, lúcia-lima

– Tenha o seu quarto arrumado, limpo, e com uma temperatura amena

– Desligue os pilotos, tomadas ou carregadores que contenham luzes de presença

– Não leve telemóveis, tablets ou o computador para a cama

– Relaxe. Leia um livro, medite, ou faça uma atividade que lhe permita abstrair-se de stress

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