É daquelas pessoas que devora comida quase sem mastigar? Faz mal, faz mal…

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Mastigar é tão intrínseco à nossa rotina alimentar que raramente pensamos no que estamos a fazer. Contudo, a forma e o tempo que levamos são essenciais para uma boa digestão e muitos outros benefícios. Saiba quais são e tenha mais atenção na forma como ingere os alimentos!

Sabia que o tempo certo para decompor a comida é quando já não conseguimos dizer qual o alimento que tínhamos na boca? Isto é possível através de 25 a 50 mastigações, dependendo do tamanho, da idade e do sexo da pessoa.

Mas qual a razão de termos de mastigar bem os alimentos e com calma? Entre resolver problemas de digestão e emagrecer, damos-lhe cinco benefícios para a sua saúde!

  • Melhoria da digestão

Mastigar bem os alimentos está diretamente relacionado com uma maior absorção dos nutrientes, o que se traduz numa melhoria do processo digestivo.

Por outro lado, também estamos a contribuir para o equilíbrio dos níveis de acidez do estômago, devido à saliva ser um líquido fortemente alcalino. Tal ajuda na prevenção de refluxos, acidez estomacal e gastrite.

  • Perda de peso

Quando estamos a comer, as hormonas que enviam ao cérebro a sensação de saciedade demoram cerca de 15 minutos a chegar lá. Por isso, ao comer rápido, tende a ingerir mais alimentos, pois ainda não se sente cheio.

Comer devagar também tem um forte papel na redução da acumulação de gordura abdominal. Tal passa, pois impedimos que apareça uma distensão abdominal e a sensação de enfartamento, que são responsáveis por esta acumulação.

  • Maior calma e aproveitamento da comida

Ao comer devagar, estamos mais suscetíveis a desfrutar cada alimento e os seus sabores e texturas.

No que diz respeito ao stress, a comida é um grande auxiliar. No entanto, só quando os alimentos são bem mastigados, pelo oxigénio que enviamos ao organismo, produzindo uma sensação de bem-estar.

Dito isto, se estiver tenso/a, tente abstrair-se, quando está a comer e concentre-se nos alimentos que está a ingerir e da forma como o está a fazer.

  • Melhorias no desempenho cognitivo

O mesmo motivo que leva à melhoria do estado de espírito, também promove uma melhoria no desempenho cognitivo: o oxigénio.

Quando comemos devagar, estamos a enviar mais oxigénio ao nosso cérebro, o que nos faz pensar de uma forma mais clara e ter um melhor raciocínio.

  • Benefícios para a saúde oral

A saliva é um grande auxiliar no que diz respeito à decomposição dos alimentos. Contudo, também tem um forte papel na melhoria da saúde oral, por evitar que os alimentos fiquem presos aos nossos dentes.

Por outro lado, também tem funções antibióticas, que ajudam na prevenção de cáries e outras infeções e no tratamento das nossas gengivas.

Como já referimos, a saliva é muito alcalina e isso também contribui para o fortalecimento dos dentes e das gengivas, tornando-os mais fortes.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.