E que tal uma ementa especial de Natal? A nutricionista Patrícia Aguiar dá uma ajuda

Patrícia Aguiar

Nutricionista

A noite de Consoada é, por tradição, a noite mais festiva do ano. Mas é também aquela em que cometemos excessos que, alguns pelo menos, podem ser evitados. Desafiámos três nutricionistas que colaboram regularmente com o Escolher Viver para elaborarem uma ementa especial para os nossos leitores. Cada uma desenvolveu uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Depois de Natália Cavaleiro Costa, é a vez da Patrícia Aguiar.

Chegou o tão esperado Natal! Com ele aumentam os excessos alimentares e os convívios. Mas será que devemos temê-lo? Quanto a mim, não. O Natal é uma festa da família, é o momento para estarmos felizes na companhia dos que mais gostamos. E, sim, à volta da mesa.

“Dieta” faz-se do Ano Novo ao Natal. Do Natal ao Ano Novo, tente cozinhar quantidades moderadas de maneira a não ficar com “restos”. E aproveite bem o prazer da mesa.

Neste desafio que me foi lançado pelo Escolher Viver, procurei desenhar uma ementa que contemple essa ideia de festa e de prazer sem culpa. Ou seja, afastei os fritos e optei por soluções mais saudáveis. Vamos a elas:

Espetadas de camarão tigre

Ingredientes:

1000 kg camarão tigre
Azeite q. b
Alho a gosto
Sal q. b

Para a maionese:
1 abacate
1 dente alho
Sumo 1/2 limão
4 c sopa azeite
Sal a gosto
Coentros a gosto

Preparação:

Comece por preparar o camarão. Retire a casca deixando só a cabeça. Coloque 5 camarões por cada espeto, deite um fio de azeite e uma pitada de sal por cima dos camarões e grelhe.

Para a maionese basta colocar todos os ingredientes num liquidificador. Transfira para uma taça e sirva com os camarões.

Polvo no forno com puré batata doce roxa e bimis

Ingredientes:

1500 kg polvo
Azeite a gosto
Coentros a gosto
1 Cebola
1000 kg batata doce roxa
1 c sopa manteiga
1 chávena café de leite
Nós moscada
Água do cozimento q. b

Preparação:

Comece por cozer o polvo na panel pressão por 15 min depois da panela começar a apitar. Desligue e deixe a pressão sair por completo. Entretanto, ponha as batatas doces a cozer numa panela com água e sal.

Num tabuleiro coloque azeite no fundo, a cebola em quartos e o polvo por cima e pique coentros. Leve ao forno a 180 graus por 45 min.

Reduza as batatas a puré, adicione a manteiga, o leite, a noz moscada e envolva. Se achar que está muito espesso, adicione um pouco da água reservada da cozedura.

Escalde os bimis por 2-3 min em água a ferver e sirva com o polvo e o puré.
Delicie-se!

Farófias

Ingredientes:

6 ovos
5 c sopa eritrol
400 ml leite
1 c sopa bem cheia amido milho
Casca limão
Canela em pó

Preparação:

Num recipiente bata muito bem as claras em castelo, a meio junte o eritrol. Coloque colheradas generosas num tabuleiro de silicone para não agarrar ou então unte o que vai usar com pouca manteiga se necessário.
Leve ao forno por mais ou menos 8 min. Reserve. Num tacho coloque o leite, a casca limão e deixe ferver. Reserve.
Numa taça misture as gemas com o amido milho e mexa bem.
Deite está mistura lentamente para o tacho (já um pouco arrefecido) e mexa muito bem. Leve a engrossar e deite por cima das farófias.
Polvilhe com canela.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.