Estas, sim, são as verdadeiras resoluções de Ano Novo!

Diana Rosa

Jornalista

Está quase a terminar o ano. Prepare as passas e o champanhe… Venham daí essas resoluções de ano novo! Mas calma, não vamos agora querer fazer impossíveis, porque já sabemos que isso depois é sinónimo de frustração, e não queremos que chegue ao final de 2022 a pensar: “Nunca é como imagino!” ou “Nunca consigo realizar nada!”… Não. Desta vez, vai conseguir! Para isso basta que se proponha a metas alcançáveis, que o façam desfrutar da vida com mais alegria, e de forma mais saudável. E por isso, esta é uma das nossas mensagens de fim de ano (ou de um novo começo), vamos ser melhores em 2022.

Não queremos influenciar as suas resoluções, mas vamos deixar aqui três delas, e as restantes deixamos à sua consideração. Confiamos em si.

#1 Fazer uma alimentação saudável – o que implica comer menos açúcar, menos gorduras saturadas, menos álcool. Respeite a Roda dos Alimentos e as proporções nela indicadas, para que saiba desfrutar de uma refeição mais equilibrada. Reduza o consumo de carne, pois como sabe existem outras alternativas muito mais interessantes para obter proteína e que não tenham a quantidade de gordura que a carne tem. Além disso, vai obter bastantes benefícios físicos como perder algum peso, regular os intestinos, reforçar o sistema imunitário, desintoxicar o organismo…

Se possível, coma carne até três vezes por semana e não mais que isso. Aposte nos peixes ricos em ómega-3, como sardinha, salmão, atum, cavala, que lhe oferecem as gorduras boas que o seu organismo precisa para funcionar.

Beba um litro e meio de água por dia, para limpar o organismo, emagrecer e pôr todos os órgãos a funcionar corretamente. Dê primazia à fruta e aos legumes. Lembre-se que as vitaminas e as fibras são essenciais para ter saúde, mas também para ter uma imunidade imbatível, principalmente nesta época de Inverno. Por falar em época, consuma produtos sazonais, de preferência de origem local. Além de estar a ajudar a economia nacional, vai garantidamente obter mais qualidade nos produtos que consome, e lembre-se sempre: a natureza sabe o que faz. Por isso ela dá-lhe exatamente aquilo que o seu corpo precisa, à hora certa.

#2 Faça exercício físico com regularidade – O que não significa obrigatoriamente que vá passar a ir aos treinos mais difíceis que o ginásio tem disponíveis. Se já treina, pode intensificar um pouco para desenvolver as suas capacidades corporais. Se nunca treinou e não acha muita piada a espaços fechados, é simples. Vá fazer uma bela caminhada ao ar livre, num sítio que goste e que possa desfrutar de uma paisagem bonita. Ou mesmo na sua cidade. Aproveite para conhecer recantos inesperados que nunca descobre enquanto se desloca de carro.

O importante é que se exercite, no mínimo, duas horas e meia por semana. Que é como quem diz, pelo menos meia hora por dia, de segunda a sexta, por exemplo. Sabemos que a azáfama dos dias nem sempre torna a agenda mais facilitada, mas é uma questão de organização. Trinta minutos passam num abrir e fechar de olhos. Vai estar a contribuir para a sua saúde física e mental, reforça o sistema imunitário, melhora a circulação, está a prevenir todo o tipo de doenças (mesmo as mais graves) e ainda emagrece, se for esse o seu objetivo.

#3 Cuide da sua mente – tire um tempo para si. Quer seja solteiro, casado, pai ou mãe, não importa. Não vai conseguir ser saudável se não souber ter um tempo que dedica a si próprio. Inscreva-se em novas atividades, faça workshops, formações em áreas que goste, leia um livro, coloque a música a tocar, arrede os sofás da sala e dance sem complexos. Cante, brinque, salte, descontraia. Lembre-se que a vida é como uma piza, e cada fatia tem a sua função. O trabalho não é a sua piza toda, a sua relação também não. São apenas uma fatia. Outra fatia muito importante é aquela que é dedicada a cuidar de si.

Ao fim de semana, prepare um banho relaxante, e faça o seu spa caseiro. Decore o ambiente com incenso ou velas aromáticas, desligue as luzes, ponha a tocar algo que o acalme, e feche a porta. Respire fundo, aprenda a meditar para controlar a ansiedade, ganhar ferramentas para a resolução de problemas, e deitar fora todo o stress. E sobretudo, agradeça. Agradeça à vida todas as coisas boas que tem à sua volta e que nem sempre dá conta.

Por último, deixamos-lhe uma mensagem extra. Aproveite este fim de ano para rever todos os conselhos que lhe demos no Escolher Viver. Aprenda a cuidar melhor da sua saúde, assim como a conhecer e ouvir o que o seu corpo lhe diz. Saiba como resolver situações inesperadas e participe desta partilha que temos nesta comunidade de saúde e bem estar. Contamos consigo no próximo ano, e já sabe, vamos continuar por aqui para o ajudar a ter uma vida mais saudável, afinal de contas, só queremos que seja feliz.

Bom ano 2022!

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