Exercício físico é essencial para a redução dos sintomas de Lúpus

Vanessa Santos

Fisiologista do Exercício Clinico e Doutorada em Atividade Física e Saúde Investigadora na Faculdade de Motricidade Humana

O Lúpus é uma doença autoimune, na qual o sistema imunitário em vez de proteger o nosso organismo vai ataca-lo, provocando inflamação e alteração da função afetada. Não existe uma causa conhecida para o Lúpus, e não existe cura para esta patologia crónica.

Cada caso é um caso. Os sintomas de Lúpus são vários e variam muito de pessoa para pessoa, podendo ir desenvolvendo-se ao longo de meses ou anos. E sabemos que os fatores precipitantes para a manifestação do Lúpus podem dever-se ao estilo de vida adotado pelo paciente. São os casos do stress físico, do cansaço excessivo, de infeções, privação de sono, etc. Mas podem também ser fatores externos à pessoa, como a luz solar ou fluorescente, stress emocional, etc.

Viver com Lúpus pode ser muito stressante. Pode viver-se bem durante anos (remissão) e de repente tudo voltar ao início. As crises podem ser de diversas formas e com diferentes sinais e sintomas: cansaço, perda de apetite e emagrecimento; manchas vermelhadas na face, pescoço ou braços, palidez; sensibilidade à luz solar; perda de cabelo; úlceras na boca ou nariz; dores articulares, artrite; inflamação do revestimento dos pulmões e/ou coração, problemas renais; convulsões, depressões, psicoses; palpitações, aumento da frequência de infeções e hemorragias/nódoas negras fáceis.

Esta patologia necessita de um tratamento e monitorização médica contínua, de forma a prevenir quadros mais graves que possam conduzir eventualmente a internamentos hospitalares. Mas, também precisamos de tratar a nossa condição física e o nosso emocional para que, desta forma, seja possível viver com uma maior qualidade de vida, criando assim um acompanhamento multidisciplinar tão importante e fundamental para trabalhar o todo.

O exercício físico regular, uma dieta adequada, evitar exposição solar nas horas de maior calor, evitar stress e cuidar na nossa mente são as melhores formas de tratamento não farmacológico. No caso do exercício físico, deve haver uma prática regular, dado que ajuda a controlar muitos dos sinais e sintomas provocados por esta patologia. Antigamente, o exercício físico era visto como uma coisa negativa, contraindicado para doentes com Lúpus, mas felizmente hoje em dia já existem evidências científicas dos benefícios do exercício. Este deve ser prescritivo por Fisiologistas do Exercício, especialistas em doenças crónicas, de forma individualizada, porque cada pessoa tem as suas capacidades e limitações, sinais e sintomas que é preciso ter em conta para os efeitos positivos que queremos alcançar.

O Lúpus Welness chegou para ajudar!

Poucos são os apoios especializados ou programas específicos para ajudar esta patologia.  Recentemente o Lúpus Wellness foi criado para fazer toda a diferença na qualidade de vida destas mulheres e homens que tanto lutam diariamente por uma vida melhor.

Neste programa vão poder desafiar-se de forma controlada e adaptada a cada uma, ao mesmo tempo que trabalham a mente e todos os obstáculos/crenças que por muitas vezes trazem consigo que são impeditivos de conseguirem seguir em frente.

Os principais objetivos deste programa são:

  • Desmistificar o exercício físico no Lúpus e dar lhes ferramentas para cuidarem do seu corpo e da sua saúde;
  • Ajudar as mulheres a melhorar a sua auto-estima através do corpo e mente;
  • Proporcionar um espaço de partilha e de auto-conhecimento;
  • Ajudar a perceberem os seus limites físicos e psicológicos, de forma a promover um melhor bem-estar.

São 8 semanas de imersão em sessões de coaching, exercício físico e sessões de grupo, dando uma abordagem global de tratamento de corpo e mente. O coaching vai trazer esse bem-estar emocional, fornecendo ferramentas para adquirir e reforçar a confiança, superar bloqueios, medos e crenças e desenvolver a autoconsciência, autoconceito e autoimagem mais verdadeiros. O exercício físico vai ajudar a recuperar a força muscular e funcionalidade promovendo um bem-estar físico e reforçará as suas capacidades e confiança em si! Tudo isto tendo em conta sempre a especificidade de cada pessoa.

Este projeto pretende ser o apoio de todos os que precisam de aprender a re-viver com esta patologia, a tornarem o seu dia-a-dia mais leve e rico, a tirarem o melhor partido do seu corpo e da sua alma para viverem uma vida plena. 

Lúpus Wellness

Um programa de corpo e mente

Site: msha.ke/lupuswellness

Linkedin: www.linkedin.com/in/lúpus-wellness

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.