Fact check: afinal, comer laranja à noite faz mal, ou não?

Diana Rosa

Jornalista

A imensa sabedoria popular diz cada coisa… Mas o que é facto é que passam os anos e os velhos mitos permanecem na cabeça de muita gente. E há quem, pelo sim pelo não, permaneça fiel à ideia de que a laranja depois do jantar quer-se longe da vista e longe do coração. Há fundo de verdade neste mito? Foi o que fomos tentar perceber…

De manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata!” De certeza que já ouviu este ditado popular dedicado à rainha da vitamina C, a laranja. A origem desta crença é desconhecida. No entanto, muita gente acredita nela, verdade? Na realidade, acredita-se que esta afirmação não está relacionada com o facto de a laranja fazer mal à digestão ou ao estômago, mas sim por ser uma fonte poderosa de vitamina C, que gera muita energia e por isso mesmo, pode influenciar na hora de aparecer o sono.

É por isso que habitualmente se recomenda a que os alimentos que sejam fortes antioxidantes ou ricos em vitamina C sejam consumidos preferencialmente na primeira metade do dia, uma vez que são excitantes.

No entanto, não há estudos científicos que provem que a laranja o prejudica se for consumida à noite. Eventualmente pode depender da quantidade de laranja ingerida ao longo do dia. No fundo, também é verdade que há pessoas que não bebem café à noite porque sentem que o efeito da cafeína compromete a hora de ir para a cama, enquanto outros consumidores bebem café a qualquer altura do dia e não notam quaisquer diferenças.

Em entrevista ao jornal Público, o investigador Pedro Bastos afirma ainda que “no que diz respeito ao sono, um estudo publicado em 2013 no Journal of Pineal Research demonstrou que a ingestão de laranja aumenta as concentrações de Melatonina, a principal hormona responsável pelo sono”.

O investigador adianta ainda que os ditados populares, nomeadamente os que dizem respeito à alimentação, não são baseados em informações científicas.

Conclusão: Falso.

Não há evidências de que comer laranja à noite faça mal.

Ainda assim, e já que estamos a falar de um alimento tão presente na nossa alimentação, deixamos aqui uma curiosidade: Apenas uma laranja por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina C.

Entre os benefícios da laranja está o facto de prevenir doenças cardiovasculares. Mas há mais. Comer este fruto contribui para diminuir o aparecimento de pedras nos rins, promover a fixação do ferro no organismo evitando situações de anemia, e ajudar na cicatrização e crescimento dos tecidos.

Nesta altura do ano o consumo de laranja é ainda mais importante, uma vez que a vitamina C é um forte aliado contra gripes e constipações, fortalecendo o sistema imunitário. É ainda um agente de redução de colesterol, previne o envelhecimento precoce e rejuvenesce a pele, mantém os olhos saudáveis e ajuda na perda de peso.

São muitas as razões para que aposte neste fruto tão nutritivo e que vai fazer com que se sinta melhor nesta época em que o frio está a chegar.

Coma laranjas à hora que lhe apetecer!

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