Gosta de barritas de cereais? E porque não fazê-las em casa? São mais saudáveis

Diana Rosa

Jornalista

É um bom passatempo para domingo à tarde. Até pode juntar a criançada em casa e na cozinha, se tiver filhos ainda pequenos. Faça as duas próprias barritas de cereais. São só vantagens: por um lado, vai divertir-se com os miúdos e passar-lhe algumas noções saudáveis; por outro, está a ganhar saúde, comendo algo que sabe o que é. E, finalmente, pode controlar o açúcar que as suas barritas vão ter. Vá, mãos à obra!

Hoje em dia o tempo urge, e muitas vezes não encontramos tempo para nos sentarmos e fazermos um lanche digno a meio da manhã ou durante a tarde. Então pensamos logo que da próxima vez que formos ao supermercado vamos encher o stock com umas barritas de cereais e o caso está arrumado. De manhã toma o seu pequeno-almoço, pega em duas ou três barritas e enfia na mala para ir comendo ao longo do dia. O problema é que muito provavelmente ainda não leu o rótulo daquilo que está a comer. E escondidos numa barrita de cereais aparentemente inofensiva, estão os malditos açúcares, e em grande quantidade!

O que se imaginava ser um lanche saudável, afinal é uma bomba doce de calorias. Mas nós estamos aqui para resolver a situação.

Vimos aqui deixar-lhe 3 receitas de barritas para fazer em casa, que lhe vão diminuir as calorias e o dinheiro gasto! Só benefícios!

Barritas de frutos secos e canela

Ingredientes:

40gr de xarope de tâmaras ou mel

40gr de cajus

30gr de nozes

30gr de amêndoas

1 colher de sopa de flocos de aveia

1 colher de chá e pepitas de cacau cru

1 colher de café de sumo de limão

1 colher de sopa de óleo de coco

1 pitada de sal

Canela a gosto

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num processador e triture. Faça bolinhas ou barritas moldando com a mão, e leve ao frigorífico durante 2 horas.

Barritas de aveia com manteiga de amendoim

Ingredientes:

2 chávenas de flocos de aveia

1 chávena com mistura de amêndoas, pistácios, caju, sementes de abóbora e de sésamo

½ chávena de banana esmagada

3 colheres de sopa de xarope de agave

½ chávena de manteiga 100% amendoim

1 colher de sopa de óleo de coco

Preparação:

Pique a aveia e os frutos secos com a faca, e de seguida junte aos restantes ingredientes. Envolva bem. Pré-aqueça o forno a 160ºC enquanto molda pequenas barritas com o preparado. Forre um tabuleiro com papel vegetal, coloque as barritas e leve a dourar cerca de 20 minutos, ou até ver que está dourado. Por fim retire, deixe arrefecer e conserve no frigorífico.

Barritas de proteína

Ingredientes:

1 chávena de farelo de aveia

1 chávena de flocos grossos de aveia

3 colheres de whey protein (proteína do soro do leite)

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de sopa de xarope de agave

½ chávena de água

Preparação:

Numa taça, misture as duas aveias, a proteína e o cacau. Envolva bem. De seguida, adicione o xarope e a água ao restante preparado. Amasse até ficar homogéneo. Numa tábua ou num tabuleiro coberto em papel de alumínio, distribuía a massa uniformemente e corte-a em retângulos. Leve ao frigorífico durante 2 horas, e está pronto!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.