Gosta de pão de alho? Veja só o que come quando faz um pedido na cadeia de fast food

Nuno Azinheira

Diretor do Escolher Viver

É um dos clássicos na hora de ir à pizzaria. Ou quando a pizzaria vem até si. Gressinos e pão de alho é coisa que não pode faltar quando nos deliciamos com uma iguaria transalpina. Enfim, sabemos que não são escolhas saudáveis, mas teremos realmente noção do que estamos a comer quando fazemos o pedido.

No restaurante, em take away ou com entrega em casa. As pizzarias entraram há muito na vida dos portugueses. E talvez seja mesmo, entre a comida étnica que temos por cá, a que mais agrada aos nossos compatriotas. Não é por acaso que as cadeias de pizza fast food instalaram-se de armas e bagagens em Portugal há muitos anos. A última a chegar foi a norte-americana Domino’s Pizza, que juntou à espanhola Telepizza e à também norte-americana Pizza Hut, que já andavam por cá.

Cada uma tem as suas especialidades, até porque, como diria Marco Bellini (e Marco Bellini é que sabe…), o segredo está na simbiose entre a massa e o recheio. Mas o pão de alho, esse não pode faltar. Há a versão clássica e a versão com queijo. Mas deixemo-nos de invenções e fiquemo-nos pela versão clássica. Tem ideia do que ingere quando come o pão de alho que lhe cabe em sorte? Já fez as contas? A NiT – New In Town já.

Entre as três cadeias de pizzas fast food, o pão de alho da Pizza Hut ganha em toda a linha. Calma, não corra já para o telefone para encomendar dez caixas. Ganha em toda a linha, mas está longe de ser um alimento nutricionalmente equilibrado. Ou seja, não é o melhor. É o menos mau. E, repare, não estamos a falar de qualidade dos produtos, nem do sabor, nem da legitimidade das empresas em operar. Estamos apenas a falar de escolhas nutricionais. E quem nos segue desde setembro, bem sabe que não somos radicais. Apenas queremos dar a informação certa para lhe permitir a si fazer escolhas ponderadas. Até pode fazer a escolha do pão de alho mais calórico, mas pelo menos está na posse de toda a informação na hora de optar.

Voltemos então às fatias de pão de alho e às contas da revista eletrónica NiT (de que cá na casa muito gostamos, acrescente-se…). A entrada da Pizza Hut é a menos calórica (236 kcal por 100 gramas), a quem tem menos hidratos de carbono (34,3 gramas, entre eles 1,4 gramas de açúcar) e é também a que tem menos gordura (9,4) e menos sal (0,7).

A Dominó’s e a Telepizza competem pelo título menos desejado. Enquanto o pão de alho da cadeia norte americana é mais calórico (333 kcal) e tem mais gordura (15,8 gramas), o da empresa espanhola tem mais hidratos (42,7 gramas) e mais sal (1,2 gramas).

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.