“Gravidez não é doença”. 7 exercícios para quem está à espera de bebé

Diana Rosa

Jornalista

Já lá vai o tempo em que se achava que gravidez era doença, e que o exercício não era aconselhado. Na verdade, atualmente sabemos que até faz bem, e recomenda-se. Sim, os exercícios para grávidas podem não ser exatamente os mesmos que para o resto das pessoas. A diferença está em saber se já fazia atividade física regularmente antes de engravidar, ou não.

Numa gravidez saudável e sem sobressaltos, estão aconselhados estes 7 exercícios:

Caminhada

Este é um excelente exercício para todos, é verdade. Mas é ainda melhor para gestantes que não tinham o hábito de fazer exercício antes de engravidar. Deve caminhar entre três a cinco vezes por semana, e escolher roupa e calçado confortável. Opte por ténis que tenham uma sola com alguma altura para não comprometer a sua coluna. Evite sapatos demasiado rasos (ou demasiado altos).

Pilates

É um ótimo exercício para melhorar a postura, aliviar as dores (nomeadamente dores nas costas), relaxar e aliviar a tensão acumulada no corpo, além de fortalecer os músculos. Pode praticar sem preocupações três vezes por semana.

Corrida

Indicada para quem já praticava exercício anteriormente, pode sair para uma corrida três vezes por semana, com moderada intensidade, durante toda a gravidez. Aposte em sessões de 30 minutos.

Bicicleta

É um exercício que deve ser praticado com precaução, não sendo aconselhado no último trimestre da gravidez, por causa do crescimento da barriga. Já durante os primeiros seis meses, pode praticar de três a cinco vezes por semana, com intensidade moderada, e de preferência com atenção ao ritmo cardíaco. Se sentir que o coração está cansado, a bater rápido, ou em esforço, abrande.

Cardio/Musculação

Indicado para gestantes que já costumavam praticar cardiofitness e musculação antes de engravidar e que tenham uma boa condição física e resistência muscular. No entanto, aconselhe-se junto do treinador no ginásio, porque é aconselhado que reduza a carga dos pesos para metade. Desta forma, vai estar a proteger ossos, músculos e articulações.

Alongamentos

Alongar é dos exercícios mais benéficos para grávidas até ao momento do nascimento do bebé. Pode ser praticado por pessoas sedentárias ou ativas. Comece por fazer alongamentos leves e vá aumentando a elasticidade e flexibilidade. Estes exercícios podem inclusivamente ser muito úteis no momento do parto.

Hidroginástica

Este é um ótimo exercício para gestantes. Pode ser praticado até quatro vezes por semana, e vai ajudá-la a aliviar as dores nas costas, o inchaço, o peso nas pernas, e nos pés. A hidroginástica pode ser feita durante toda a gravidez.

O que não praticar

Há alguns exercícios que são desaconselhados. Como por exemplo abdominais, artes marciais, futebol, volei ou basquet, e todo o tipo de exercícios de impacto, nomeadamente com outros praticantes, como os desportos de grupo.

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