Há novas palavras na cidade. Aprenda esta: Kombucha

Diana Rosa

Jornalista

A bebida não é nova, antes pelo contrário, mas só agora começa a entrar nos circuitos comerciais em Portugal. Primeiro, foi nas lojas gourmet e da especialidade, agora já chegou às grandes superfícies. O Kombucha é uma bebida com gás, feita a partir do chá e com propriedades interessantes. Mas cuidado com o açúcar, sobretudo se for diabético.

A Kombucha é uma bebida de origem chinesa com mais de 2 000 anos, ligeiramente gaseificada com um sabor agridoce e envinagrado, parecida com a sidra. Esta bebida tem como base o chá verde ou preto, ao qual é adicionado açúcar ou sacarose, e uma cultura de bactérias e leveduras conhecidas como Scoby (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast). O processo de fermentação é iniciado quando se mistura o chá com a sacarose e esta cultura de bactérias e leveduras. O seu sabor e aroma nem sempre é igual, uma vez que é definido pelas quantidades de chá que são adicionadas à mistura. O seu processo de fermentação habitualmente demora entre 3 dias a 2 semanas.

Adicionalmente, para além destes três componentes, também se pode misturar chá mate ou hibisco e gengibre, de forma a tornar o seu paladar mais agradável e dar mais energia.

O benefício mais conhecido que é associado ao consumo se kombucha é a melhoria da microbiota intestinal, por isso, ajuda a regularizar as idas à casa de banho.

Além disso, também é uma bebida que fortalece o sistema imunitário, uma vez que tem um teor elevado de probióticos, vitamina B (B1, B2, B6 e B12) e vitamina C.

Devido à sua base composta por chá, esta bebida contém catequinas e flavonoides que são fortes antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento precoce. Ainda assim, o seu consumo diário não deve ultrapassar meio copo (aproximadamente 120 ml), uma vez que tem açúcar adicionado, e não queremos que os benefícios deste shot sejam destronados com glicose a mais.

Para além dos benefícios já mencionados, há outros motivos pelos quais deve beber um shot de kombucha por dia. Entre eles:

Reduz o colesterol, por ser uma bebida antioxidante

Regula a pressão arterial, dados os seus compostos bioativos

Ajuda a emagrecer, porque dá energia e reduz o apetite graças à vitamina B12

Previne inflamações intestinais, uma vez que combate bactérias e fungos prejudiciais ao intestino

Alivia e previne ácido úrico, reumatismo e artrite, já que é um bom desintoxicante

Melhora a condição do fígado, dada a elevada presença de probióticos, tornando-se uma boa solução para tomar após a toma de antibióticos que, como sabemos, matam as bactérias más, mas também matam as boas.

Há contraindicações?

Se consumir esta bebida de forma excessiva, poderá sentir tonturas, náuseas ou diarreia, ou algumas reações alérgicas caso tenha pouca tolerância a bebidas gaseificadas ou ácidas.

Esta bebida não é aconselhada a gestantes ou lactantes.

Onde encontrar?

A kombucha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e dietéticos, com uma oferta variada de sabores, desde o tradicional aos sabores frutados.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.