Heart Center do Hospital Cruz Vermelha recebe prémio da Sociedade Europeia de Cardiologia

Escolher Viver

O Hospital Cruz Vermelha, parceiro do Escolher Viver desde o início do projeto, continua a dar cartas na área da cardiologia, com o seu Heart Center. Agora, foi distinguido por uma entidade de referência a nível internacional.

A equipa do Heart Center do Hospital Cruz Vermelha recebeu o prémio da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC). Todos os anos esta respeitada organização internacional atribui um prémio para o melhor caso clínico apresentado nesse ano, através da sua revista internacional “European Heart Journal”. 

Os cardiologistas Silvia Aguiar, Boban Thoman e Luis Baquero, que integram a equipa do Heart Center, foram distinguidos com o tema ‘Cardiac Magnetic Resonance in the Assessment of Pericardial Abnormalities’, escolhido entre os melhores casos recebidos de todo o mundo.

Os exigentes critérios de publicação e de atribuição de prémios têm como objetivo melhorar os cuidados de saúde cardiovasculares através da experiência e da educação, sendo um instrumento de reconhecimento do sucesso do trabalho dos médicos cardiologistas.

“Esta distinção deixa-nos muito orgulhosos de uma equipa que assegura uma abordagem inovadora na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de todas as doenças do foro cardiovasculares”, afirma o Hospital.

Equipa do Heart Center publica artigo no World Jornal of Cardiology

Mas o sucesso e o reconhecimento do Heart Center não se ficam por aqui. A área de cardiologia do Hospital Cruz Vermelha, liderada por Luís Baquero, desenvolveu uma técnica que soma cada vez mais benefícios no diagnóstico da doença cardíaca e investigação sobre a mesma. A ecocardiografia de esforço  permite o estudo dos doentes, adultos ou crianças, que possam fazer exercício, com o propósito de obter informação mais fidedigna sobre o que realmente ocorre durante o esforço e compreender, de forma completa, o que se passa no aparelho cardiovascular. É simulando  a “atividade de vida” que frequentemente ocorrem sintomas em doentes cardíacos ou mesmo em atletas de alta competição.

Luís Baquero, coordenador do Heart Center do Hospital Cruz Vermelha

A utilização de sobrecarga com esforço, com realização em simultâneo de ecocardiografia, permitiu o estudo mais aprofundado de doentes cardíacos, nomeadamente dos portadores de doença coronária aterosclerótica, e, também em muitas circunstâncias, de doentes com patologia valvular, miocardiopatias, cardiopatias congénitas e crianças ou adultos com sintomas de difícil compreensão.

A equipa do Heart Center efetuou várias apresentações da ecocardiografia em reuniões científicas nacionais e internacionais, uma das quais já aceite para publicação no conceituado World Jornal of Cardiology:

“Cotrim CA, Café H, João I, Cotrim N, Guardado J, Cordeiro P, Cotrim H, Baquero L. Exercise stress echocardiography: Where are we now? World J Cardiol 2022; In press”

Em 2021, e apesar da pandemia, o Hospital Cruz Vermelha “realizou mais de 400 ecocardiogramas de esforço”, disse ao Escolher Viver fonte hospitalar, acrescentando que “não existe lista de espera para a realização de Ecocardiografia de Esforço no Heart Center do HCV”.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.