Herói ou vilão? Porque é que o abacate é um dos alimentos da moda?

Diana Rosa

Jornalista

Muitas vezes mal visto por causa da quantidade de gordura que oferece, o abacate pode ser um forte aliado na perda de peso. Porquê? Porque a maior parte das suas gorduras são monoinsaturadas, ou seja, precisamos delas para o bom funcionamento do nosso organismo.

A verdade é que nem todas as gorduras fazem mal. Há que aprender a distingui-las e saber quais os alimentos que nos podem fornecer aquelas que fazem bem. No caso do abacate, é rico em Ómega-3, que atua como um antioxidante, que fortalece o sistema imunitário, previne o colesterol e as doenças cardíacas.

Mas nem só de gordura se faz o abacate. É um fruto rico em vitamina C, E e K, vários minerais, como potássio e magnésio, que conferem uma pele saudável e hidratada, por exemplo.

Como também é rico em fibras, pode ser usado em dietas de perda de peso e mesmo por diabéticos, uma vez que, não só reduz a saciedade, como regula a absorção de açúcares, e ajuda o intestino a funcionar corretamente.

Mas sim, tem um teor calórico mais elevado que muitos frutos mais comuns. Por isso, deve ser consumido em quantidades moderadas. Não coma um ou dois abacates por dia, porque isso também já é demasiado.

Depois deste ‘lamiré’ generalizado sobre este fruto, conheça mais de perto os seus benefícios.

Ajuda a ter uma pele saudável

Como já foi dito, ajuda à hidratação da pele. Mas não fica por aqui. Contribui também para a prevenção de estrias, rugas e celulite, graças à vitamina C, que favorece a produção do colagéneo, substância que ajuda a dar firmeza à pele. Por todos estes motivos, acaba por retardar o envelhecimento precoce e contribui na regeneração de células.

Fonte de ácido fólico

Um componente essencial para a correta formação do sangue, da coagulação e que previne problemas de circulação. Contribui também no tratamento de anemia. Sendo o ácido fólico tão importante para as gestantes, é um bom alimento para incluir na dieta durante a gravidez, uma vez que ajuda na formação do bebé, prevenindo doenças congénitas.

Fortalece os músculos

Os desportistas são adeptos de consumir este alimento antes dos treinos, uma vez que ajuda a fornecer massa muscular, e proteínas que favorecem a regeneração dos tecidos.

Ajuda ainda a combater o cansaço e previne cãibras.

Emagrece e previne prisão de ventre

Dada a quantidade elevada de fibras insolúveis, o abacate controla o apetite e previne a fome constante, além de regular os níveis de açúcar no sangue. No final, também previne a prisão de ventre, principalmente quando as fibras são acompanhadas pelo elevado consumo de água.

Como é rico também em vitamina B, ajuda a acelerar o metabolismo, o que é favorável ao emagrecimento.

Previne doenças cardíacas

Por ter um alto teor de fitoesterois, reduz o colesterol total, assim como o colesterol mau e os trigliceridos. Evita também a formação de placas de gordura nas artérias, promovendo uma boa circulação e a saúde do coração. Por fim, ajuda a reduzir a tensão alta.

Previne o cancro

Uma vez que é rico em antioxidantes, Ómega-3 e vitaminas, o abacate ajuda a combater a absorção de radicais livres, desintoxicando o organismo. Além do mais, o ácido oleico presente neste fruto, age como anti-inflamatório e anticancerígeno.

Para tirar proveito de todos os benefícios do abacate, consuma em quantidades moderadas e inclua-o numa alimentação saudável e variada.

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