Hibisco é mais do que o chá para emagrecer. Eis a planta que dá cor à sua vida

Deana Coimbra

Aluna finalista de Jornalismo na ETIC

Sim, conhece-o do chá, não é verdade? Mas o hibisco é mais do que um chá em tons vermelhos, cuja utilização mais conhecida é como aliado das dietas de perda de peso. Os seus benefícios são muito mais abrangentes. Ora veja.

Muito usado na preparação de chás terapêuticos, o hibisco é um tipo de planta do estilo medicinal que não serve apenas como um ingrediente para a bebida vermelha que bem conhecemos. Hibisco, para além de ser um componente protagonista em muitos pratos dos gostos mais variados, destaca-se também como um aliado do nosso organismo e saúde geral.

A origem do hibisco é incerta, sendo que muitos apontam para que seja uma planta nativa da África Oriental e Ásia. Quando chegou à Europa, o seu sucesso não foi imediato. Porém, o seu sabor, complexidade aromática e multiplicidade de benefícios rapidamente conquistou os corações de muitos. Desde o seu uso na preparação de óleos essenciais às suas qualidades diuréticas e sabor inconfundível, deixamos consigo alguns dos benefícios principais do hibisco.

Hibisco por um corpo saudável

O hibisco é a planta ideal para evitar problemas relacionados sobretudo com o sistema circulatório. O seu consumo em forma de chá é a mais popular, não só pelo seu sabor peculiar e cativante mas, mais que tudo, pelos seus diversos benefícios, sendo os quais:

  • Diminuir a pressão arterial

Como favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, o hibisco pode ajudar, prevenir e controlar a hipertensão. Acredita-se que este efeito deva-se à presença de antocianinas  na sua composição, responsáveis por garantir as suas propriedades antioxidantes e o seu efeito diurético. Estas podem também ser encontradas nos morangos, cerejas, amoras e mirtilos.

Embora haja estudos que indiquem que o consumo regular de hibisco pode ter efeitos semelhantes a medicamentos anti-hipertensivos, não deve substituir os tratamentos indicados sem antes consultar o seu médico.

  • Regular o açúcar no sangue

Para além de favorecer a diminuição da tensão arterial, o hibisco pode ajudar a regular o açúcar no sangue, já que é capaz de inibir a atividade de algumas enzimas responsáveis pela digestão dos hidratos de carbono no intestino delgado, evitando assim picos de glicemia e e uma excreção excessiva de insulina.

  • Cuidar da saúde do fígado

O hibisco pode inibir a produção de ácidos no fígado o que resulta num melhor funcionamento do mesmo e promove a prevenção do chamado fígado gordo. Ainda mais, pode fornecer enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo, sendo que o hibisco possui diversas propriedades antioxidantes.

  • Prevenir infeções urinárias

O hibisco possui propriedades antimicrobianas  e é capaz de auxiliar no combate de bacterias, sobretudo às que são mais frequentemente associadas a infeções urinárias. Para além disso, as suas propriedades diuréticas favorecem também o aumenta da quantidade de urina produzida, favorecido no fim a eliminação dessas bacterias e prevenindo o aparecimento de eventuais infeções.

Receitas de sucesso

Sopa de beterraba com hibisco

Colorida, saborosa e saudável para aquecer o corpo e a mente, esta receita é perfeita como uma opção detox para o frio.

Dificuldade: Fácil

Porções: 1 pessoa

Tempo de preparação: 15-20 minutos

Ingredientes:

  • 3 beterrabas
  • 1 inhame cozido
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 colheres de sopa de hibisco
  • 1/4 de colher de chá de gengibre picado
  • 1/2 pimenta preta
  • 1/4 de colher de chá de azeite
  • 500 ml de água filtrada
  • Salsa e tomilho a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparação:

Numa panela, refogue a cebola e alho no azeite que já aqueceu por momentos. Depois da cebola ganhar uma cor dourada, adicione a beterraba, o gengibre, pimenta, salsa e tomilho e mexa. De seguida, ferva a água e faça o chá de hibisco. Adicione o chá já preparado aos vegetais refogados e leve ao lume para terminar de cozinhar. No fim, coloque tudo na liquidificadora e sirva enquanto ainda está quente!

Musse de hibisco

Uma sobremesa ideal para aqueles que adoram acabar uma refeição com toque de doçura.

Dificuldade: Fácil

Porções: 5 pessoa

Tempo de preparo: 30-45 minutos

Ingredientes:

2 colheres de chá de água a ferver

1/4 colheres de chá de Hibisco desidratadas

1/2 colheres de chá de açúcar

1 envelope de gelatina em pó branca, sem sabor

3 clara de ovo

3/4 colheres de chá de creme de leite fresco

1 pétala de flor comestível (minirosas) para decorar

Modo de preparação:

Numa tigela, misture a água com o hibisco e deixe descansar, tapado com uma tampa durante 20 minutos. Retire a água e coloque 3 colheres de sopa de açúcar e deixe esfriar. Numa tigela pequena, dissolva e hidrate a gelatina conforme as instruções da respetiva embalagem. Misture depois ao preparo de hibisco. Coloque o novo preparo ao frigorifico durante 40 minutos, retirando de vez em quando para mexer um pouco. O importante é obter uma consistência semelhante à clara de um ovo cru.

Numa batedeira, bata as claras com o açúcar restante até obter claras em castelo. Noutra tigela, bata o creme de leite até obter uma consistência semelhante.

Mister o creme de leite às claras e em seguida à gelatina de hibisco que saiu agora do frigorifico. (Reserve 1/2 de colher de chá)

Em 5 taças, distribua a gelatina reservada e, por cima, despeje a musse.

Deixe ficar no frigorifico mais 3 horas.

Sirva e decore com as pétalas de rosa.

Bebida refrescante de hibisco, uvas e manjericão

Com uma bela cor avermelhada, esta bebida refrescante é ideal para um convívio com os amigos.

Dificuldade: Fácil

Porções: 5 pessoa

Tempo de preparação: 5 minutos

Ingredientes:

  • 60 ml de vodka
  • 30 ml de xarope artesanal de hibisco *
  • 15 ml de sumo de limão
  • 10 folhas de manjericão
  • 12 uvas Niágara

*Para o xarope, ferva 500ml de água, acrescente 60 gramas de hibisco e 250 gramas de açúcar mascavado. Após ferver, coar e colocar numa garrafa.

Modo de preparação:

Adicione as uvas na coquetaria e misture com força.

De seguida, corte as folhas de manjericão em porções pequenas, deitando os pés fora se assim achar. Coloque o xarope, adicione também os outros ingredientes e bata vigorosamente. No fim, coe com cuidado a bebida para um copo alto, adicione um pouco de gelo e se quiser uma folha pequena de manjericão.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.