Dia Mundial do Pão: temos não uma, não duas, não três… mas 55 receitas de pão para fazer em casa

Nuno Azinheira

Diretor do Escolher Viver

Aqui entre nós: é fácil resistir a um pão quentinho acabado de sair do forno, com a manteiga a derreter? Não, não é. Não vale a pena dizer o contrário. E no Escolher Viver sabemos disso e, por isso, não queremos erradicar o pão do seu dia-a-dia. Basta comer com moderação e ter atenção ao que come. Por isso, fomos à procura de pães para todos os gostos.

O pão é normalmente apontado como vilão. Mas nada mais falso. É verdade que há pães mais saudáveis do que outros. É certo que há pessoas que devem restringir o consumo de pão. E também sabemos que quem tem de perder peso deve evitar pão com manteiga a todas as horas. Mas, como refere o site do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, “uma fatia de pão ou carcaça de 50g contêm cerca de 135 kcal com apenas 1g de açúcares, enquanto 6 bolachas do tipo maria contêm cerca de 150 kcal e 8g de açúcares”.

“É uma fonte de fibras, importantes na regulação do trânsito intestinal e na diminuição na absorção colesterol, sobretudo nas variedades integral, mistura, centeio e outros cereais. Fornece vitaminas do complexo B e minerais (fósforo, magnésio, manganésio, selénio e potássio) essenciais ao organismo e apresenta menos sal quando comparado com os seus substitutos (bolachas, bolos, cereais prontos a comer). O pão é um alimento com grande variedade de escolha. Opte pelas variedades integrais e de mistura”, recomenda ainda a mesma fonte.

Mesmo para diabéticos, o pão não é um alimento proibido. Segundo, a APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, “de um modo geral, um pão mais rico em fibra terá um índice glicémico mais baixo, o que contribui para uma resposta mais lenta na glicemia e para uma saciedade maior e mais prolongada”.

Mesmo aqui no Escolher Viver já nos referimos a esta relação entre o pão e a diabetes, apontando mesmo alguns exemplos de pão apto para quem tem de ter uma dieta restritiva em hidratos de carbono e açúcares.

Portanto, nada como escolhas conscientes, ingredientes de qualidade e comer com moderação. Neste Dia Mundial do Pão, 16 de outubro, que coincide com o Dia Mundial da Alimentação, não poderíamos deixar de lhe dar uma ou duas receitas de pão caseiro. E fomos à procura. Mas alguém se antecipou a nós. E por isso aqui lhe deixamos um artigo com nada mais, nada menos do que… 55 receitas de pão.

Experimente (não tudo de uma vez, por favor…), veja aquelas de que gosta mais e que mais se adequa a si e bom proveito. Coma com moderação e dê-nos o seu feedback.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.