Hoje há Cozido! Alternativa vegan para quem quer almoçar em família

Diana Rosa

Jornalista

Domingo é dia de família e de pratos tradicionais, como Cozido à Portuguesa! Pode parecer inofensivo, mas esta iguaria está recheada de gordura saturada, carnes de todos os tipos, enchidos, enfim, é um festim de proteína animal recheada de gorduras más, apesar de ser confecionado em água ou ao vapor. Mas, e que tal se encontrássemos uma alternativa igualmente saborosa, variada e mais saudável?

Crédito fotográfico: site de Gabriela Oliveira, autora do livro “Cozinha Vegetariana à Portuguesa”.

Apresentamos-lhe o Cozido à Portuguesa vegan, uma excelente alternativa que continua a ser rica em proteínas, ferro, vitaminas, magnésio, hidratos de carbono e fibras. Só não tem vestígios de carne. Para a substituir, desta vez vamos utilizar o seitan. Com um baixo teor de gorduras, este substituto é feito à base de trigo e é rico em proteína. A sua textura é um pouco esponjosa, e por isso mesmo absorve bem os temperos e o molho onde o colocamos. Mesmo que não seja vegetariano ou vegan, experimente. O máximo que pode acontecer é não gostar tanto. Mas, pelo menos, experimenta. Se gostar, vai alternando: uma vezes, faz o tradicional; outras vezes, esta opção.

Mãos à obra!

Ingredientes:

– 500g de seitan

– 6 batatas pequenas

– 1 couve-lombarda ou coração

– 2 nabos

– 4 cenouras

– 1 chouriço vegetal

– farinheira vegetal

– 4 dentes de alho

– 2 folhas de louro

– 2 chávenas de feijão manteiga cozido

– 0,5l de água

– sal, pimentão doce, cominhos e azeite q.b.

Preparação:

Comece pelos legumes. Corte a cenoura, a couve, os nabos e as batatas em quartos. Numa panela, coloque o seitan cortado em cubos temperado com azeite, os dentes de alho picados, pimentão doce, cominhos, louro e sal. Deixe saltear por 10 minutos ou até ficar dourado. Retire do lume e reserve num recipiente tapado. Na mesma panela, coloque os legumes cortados e adicione 2 rodelas de chouriço vegetal só para dar sabor. Junte a água a ferver, adicione uma pitada de sal e deixe cozer até os legumes ficarem tenros. Quanto estiverem prontos, utilize uma escumadeira e retire os legumes para juntar ao seitan, ao chouriço e farinheira cortadas em rodelas e ao feijão manteiga. Aproveite a água da cozedura e regue por cima do cozido. É fácil, rápido, e (mais) saudável!

Nota: A fotografia deste artigo que está na Home Page foi extraída da Internet, sem que tenha sido possível encontrar o seu autor.

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